O México tem um dos locais mais interessantes para fazer uma viagem inesquecível. Na sua porção caribenha, na península de Yucatán, mais precisamente no Estado de Quintana Roo, localiza-se a cidade de Cancun.
A cidade é conhecida pelo turismo, graças às suas praias maravilhosas com mar azul, além da grande diversidade de atrações, que agradam várias faixas etárias.
A rede hoteleira de Cancun é muito bem equipada e é nítida a vocação da cidade para o turismo, uma vez que há muitas opções de passeios, que incluem praias, regiões históricas, restaurantes com o melhor da gastronomia, compras, diversão e, para os amantes da vida noturna, muitas baladas.
Definitivamente, Cancun é uma cidade recomendada para uma viagem com os amigos, com o cônjuge ou com a família – o que não acontece de jeito nenhum é ficar parado.
Portanto, se você está em busca de uma viagem diferenciada, que conte com muita diversão, entretenimento, momentos históricos e badalação, definitivamente Cancun é o seu destino ideal.
Às vezes, as pessoas se dirigem à cidade com um roteiro mais apertado e com poucos dias para aproveitar tudo o que a cidade pode oferecer. Para esse tipo de roteiro o ideal é fazer um planejamento, já que você terá que escolher entre os diferentes pontos turísticos (praias, parques, trilhas, museus ou sítios arqueológicos) para aproveitar o máximo sem perder tempo nem dinheiro.
É importante dizer que um roteiro de apenas três dias é apertado. Entretanto isso não significa que não dê para fazer muitas coisas em Cancun durante 3 dias.
Lembre-se de que o planejamento é fundamental para uma viagem curta como essa, afinal a cidade conta com mais de 20 quilômetros de praias, restaurantes maravilhosos, vida noturna, muitas lojas e sítios arqueológicos.
Antes de mais nada, fique atento aos detalhes a seguir, pois eles são fundamentais para a sua viagem fluir na perfeição.
Hospedagem
Uma das coisas que você deverá planejar é onde se hospedar. Os hotéis, na sua grande maioria, estão localizados na região conhecida como Zona Hoteleira e estão voltados para o mar. Durante o dia é possível usufruir dessas instalações e curtir a praia. Há hotéis dos mais variados tipos, com estruturas desde as mais simples até aqueles que contam com inúmeros diferenciais.
A maioria das praias fica obstruída pelos resorts. Entretanto, é possível encontrar praias voltadas para um público mais variado, caso você prefira se hospedar em outra região da cidade.
Independentemente da localização pela qual você opte, é importante ter alguma noção dos lugares que podem ser mais violentos para evitar circular por ali. Além disso, é fundamental programar quanto dinheiro você terá que desembolsar para frequentar os eventos escolhidos.
Seguro
Outro detalhe importante é o seguro-viagem. Apesar de muito negligenciado, é uma garantia de que se algo der errado você terá uma reserva que lhe proteja, seja para a sua bagagem ou para a sua saúde. Portanto, não se esqueça de fazer o seu.
Época do ano
Em Cancun é calor o ano todo. No entanto, pelo fato de o México estar situado no hemisfério norte, quando no Brasil é inverno, lá é verão. A cidade recebe turistas durante o ano todo, mas o maior fluxo é entre dezembro e janeiro, considerada a alta temporada.
Portanto, se você quiser viajar em uma época mais sossegada, evite o mês de março e o início de abril, que é justamente o período de recesso dos estudantes norte-americanos (spring break).
Junho e novembro são os meses em que o clima é mais propenso a furacões e instabilidades, com maior probabilidade de chuva.
Visto
Brasileiros que queiram visitar o México não necessitam de visto ou autorização eletrônica. Basta apresentar um passaporte válido. Lembrando que é sempre aconselhável mostrar as reservas de voo, o seu fundo financeiro, além da reserva nos hotéis.
Vejamos a seguir algumas dicas para aproveitar a sua estada em Cancun ainda que ela seja curta. Em 3 dias é perfeitamente possível conhecer muitos pontos turísticos – pelo menos os mais importantes.
Se fôssemos pensar em locais que são maravilhosos para uma visita, definitivamente Chichen Itzá estaria dentro do roteiro. Porém, como o tempo de estada é apertado, é preferível visitar outras atrações turísticas, aproveitando ao máximo a sua visita a Cancun.
Por esse motivo, o roteiro proposto foi pensando para que você consiga curtir cada instante de sua viagem, com atrações próximas uma das outras, evitando perda de tempo desnecessária.
Vamos dar uma olhada no que fazer em Cancun em 3 dias?
Dia 1
Quando chegamos a um local diferente, temos aquela vontade de conhecer tudo. Porém precisamos lembrar que nosso corpo está cansado de uma viagem longa e a melhor ideia é passar o dia conhecendo a infraestrutura do hotel e curtindo uma deliciosa praia.
Se você acredita que seu corpo está descansado e pronto para uma aventura, uma boa ideia é conhecer a Playa Tortugas, uma sensacional praia paradisíaca.
Playa de Tortugas é um lugar maravilhoso, com muitos restaurantes maravilhosos. Se você estiver com espírito aventureiro, pegue um ferryboat e vá até a Isla Mujeres, onde você terá o prazer de nadar ao lado de golfinhos.
Na Isla Mujeres, visite o MUSA – Museu Subaquático de Artes de Cancun. Este local é para os amantes do mergulho esportivo, onde o turista poderá conhecer um museu diferentes dos comuns, uma vez que as obras estão embaixo d´água. Definitivamente uma visita diferente e incrível.
Essas atrações vão preencher todo o seu dia, mas lembre-se de que Cancun é conhecida pela sua gastronomia e pela sua agitada vida noturna.
Para atiçar o seu apetite, uma ótima pedida é conhecer o restaurante La Destileria, afinal ele é um dos restaurantes de comida mexicana mais famosos da cidade. O menu conta com pratos de frutos do mar, molhos picantes, temperos tradicionais, tacos, tortillas e uma lista variada de tequila. Uma excelente sugestão para quem aprecia comida mexicana.
Dia 2
O segundo dia já começa com você mais descansado de sua viagem e pronto para aproveitar com muito mais entusiasmo o que Cancun pode oferecer. Portanto, acorde cedo e vá se divertir.
Ainda existe uma alternativa mais cultural e ecológica para o seu segundo dia, que é conhecer o Xcaret. Este parque apresenta atrações diferenciadas e muitas delas voltadas para a cultura mexicana.
O Xcaret é o local ideal para os amantes da natureza, já que apresenta uma forma especial de explorar a flora e a fauna, com trilhas em rios naturais que mostram a beleza da região, podendo levar até lindíssimas cavernas ou até o Coral Reef Aquarium.
Uma das coisas importantes que precisam ser ditas sobre o Xcarte é que a atração se encontra um pouco afastada de Cancun. Mas isso não é nenhum problema, já que você está a 5 minutos da Playa del Carmen.
Essa praia fica na Riviera Maya, distante 65 km de Cancun, e é um dos destinos mais visitados pelos turistas. Assim, você conseguirá visitar duas atrações em sequência, fazendo o seu dia render ainda mais.
Como esse dia foi bastante movimentado, vamos manter a agitação! Aproveite para jantar a bordo do Barco Pirata do Capitão Gancho.
Esse restaurante é conhecido pelas suas histórias de piratas, cenas épicas de batalhas e disputa pelo domínio da caravela. Aliás, diga-se de passagem, o barco é uma réplica perfeita de um galeão espanhol.
O espetáculo dentro desse restaurante dura aproximadamente 3h30. Portanto, é um passeio que leva certo tempo, precisando de um espaço em sua agenda para desfrutar a atração.
Para finalizar a sua noite, o local recomendado é o Coco Bongo. Simplesmente uma das melhores atrações noturnas da cidade, contando com espetáculos hollywoodianos e vários covers diferentes.
Dia 3
O terceiro dia vai depender do quanto a sua noite anterior foi agitada. De qualquer forma, acorde cedo e aproveite para dar um mergulho no mar, isso será relaxante e irá revigorar as suas energias.
Nesse dia, por ser o último, é recomendado buscar atrações mais tranquilas. Uma das opções é conhecer o museu de cera Cancun Wax Museum, que conta com mais de 100 réplicas realistas espalhadas pelos mais diversos cenários.
Se preferir um passeio diferente, uma boa pedida é conhecer o Museu Maya, onde você encontrará uma gama de artefatos do povo que habitou a região da península de Yucatán.
Além disso, o design arquitetônico do local é maravilhoso e possibilita uma vista incrível da Lagoa Nichupté.
Ao lado do Museu Maya, encontra-se o sítio arqueológico San Miguelito, ideal para quem quer aprender um pouco mais sobre a cultura da região, uma vez que é possível observar a estrutura de uma cidade pré-colombiana.
Para fechar o terceiro dia com chave de ouro, você pode jantar em um dos bares mais famosos da cidade, o Señor Frog’s.
Localizado à beira do Lago Nichtupé, o restaurante é conhecido pela sua comida mexicana e coquetéis preparados com muito sabor. Os garçons são animados, interagem com as pessoas através de brincadeiras que fazem a visita valer a pena.
Como você pôde perceber, é possível sim fazer uma viagem interessante e proveitosa por Cancun em apenas três dias. E você se divertirá tanto que certamente voltará para uma visita maior.
Você já esteve em Cancun? Quantos dias ficou na cidade? Conte para nós sua experiência e outras dicas que podem ser incluídas no roteiro, além de mencionar quais foram os locais que mais gostou de conhecer. O espaço agora é seu. Comente e compartilhe.