Pesquisar
Close this search box.

Como escolher um hotel em Cancún: planeje-se e acerte na decisão

Compartilhe esta postagem

Um dos principais detalhes de uma viagem, seja ela qual for, é a hospedagem. Este é um item que costuma ser decidido ainda antes do embarque, para que não haja imprevistos nem surpresas desagradáveis. Por isso, saber escolher um hotel em Cancun é fundamental.

Com o aumento no número de turistas nos últimos anos, o que não há nos locais de hospedagem da região é homogeneidade. Você pode encontrar lugares de diversos perfis e, o melhor, com preços variados.

Não importa se você vai viajar com o parceiro ou a parceira, com amigos, crianças ou mesmo sozinho: há alternativas perfeitas para cada viajante

Como escolher um hotel em Cancun? Tudo vai depender do perfil da sua viagem, levando em consideração questões a respeito de acompanhantes e passeios.

Como escolher o seu hotel em Cancun?

Opções não faltam: só na zona hoteleira, em uma área de 29 quilômetros, são 32 mil quartos disponíveis. Você decide as facilidades que deseja: all inclusive, sem alimentação, apenas café da manhã, com piscina, jogos, wifi, academia. Enfim, cada turista pode escolher o local de hospedagem como desejar.

Para que você não se perca no meio de tantas opções, faça um planejamento por etapas.

Primeiro, pense na localização. Pense nos pontos turísticos que gostaria de visitar, além, claro, das praias, principalmente a do hotel.

Os hotéis próximos à lagoa central são os mais baratos, enquanto os locais de frente para o mar exigem um maior investimento.

A zona hoteleira tem dois lados: em um deles, o famoso mar de tom azulado que atrai turistas de todas as partes do mundo. Do outro, a lagoa, que também é uma excelente opção de lazer.

Os locais de hospedagem mais próximos ao mar são, evidentemente, mais caros, ao passo que os hotéis virados para a lagoa têm preço menor. Essas são alternativas interessantes para quem não deseja gastar muito dinheiro nesse aspecto, mas não abre mão de permanecer na zona hoteleira.

Você pode ainda economizar na hospedagem ao escolher um hotel em Cancun que não esteja nesta região. Porém terá que contar com deslocamentos maiores, principalmente se precisar passar ou se dirigir à zona hoteleira.

As praias mais famosas dessa região são a Delfines, Las Perlas, Caracol, TortugasChacMool e Playa Linda. Se desejar conhecer qualquer uma delas, pode considerar um hotel próximo a elas.

Hotel all inclusive vale a pena?

Quando você escolhe um hotel em Cancun, logo vem à cabeça os chamados all inclusive: aqueles onde todas as facilidades estão incluídas no preço, como refeições, atividades, lanches adicionais, enfim, todos os gastos realizados dentro do local.

A princípio, parece ser um sistema muito vantajoso, pois não há surpresas na hora de fechar a conta. E realmente não há. Contudo, nem sempre vale a pena.

Explicando melhor: se a sua viagem prevê a visitação de diversos pontos turísticos e deslocamentos para locais mais distantes, como Playadel Carmen, talvez esse sistema não seja o mais adequado. Isso porque os gastos fora do hotel são maiores e, como você não irá permanecer muito tempo no local de hospedagem, o all inclusive não compensará no final das contas.

No entanto, se você planeja ir para um resort fora da badalação, bem como mergulhar em Cozumel, por exemplo, esse tipo de hotel é mais vantajoso. Em regiões mais afastadas, você acaba permanecendo mais tempo aproveitando todas as facilidades.

Antes de decidir pela modalidade na hora de escolher um hotel em Cancun, verifique os seguintes pontos:

  • Você prefere comer em buffets a ter que ir a restaurantes?
  • Vai viajar com crianças e adolescentes?
  • O local do hotel é mais afastado?
  • Não há interesse em conhecer muitos pontos turísticos?

Se você concorda com os itens acima, um hotel all inclusive é uma opção excelente para sua viagem.

É preciso alugar um carro?

Escolher um hotel em Cancun também está diretamente relacionado com o meio de transporte que você deseja utilizar durante a sua viagem. Se você for permanecer muito tempo no hotel e planejar apenas deslocamentos curtos, talvez não seja necessário alugar um carro.

Entretanto, se você tem planos de conhecer tudo o que Cancun e seus arredores oferecem ou se seu hotel é afastado dos locais que deseja visitar, essa é uma opção bastante válida. Se você for viajar em grupo, como família e amigos, também considere ter condução própria.

O motivo é simples: o aluguel tem custo relativamente baixo, além de ter deslocamentos mais rápidos – assim, você tem mais tempo para curtir seus momentos de lazer. Isso sem falar no conforto e na praticidade.

A maior parte dos hotéis em Cancun não cobra estacionamento. Além disso, o combustível também tem preços reduzidos em relação ao Brasil.

Ao alugar um carro, você assume todas as responsabilidades sobre o veículo, principalmente no que diz respeito às infrações. Diferentemente do Brasil, a penalidade não vai para o dono do carro, e sim para o motorista. E mais: as leis de trânsito mexicanas são distintas das do Brasil. É importante se informar e receber todas as orientações da locadora.

Para se ter uma ideia, no México não se pode dirigir na última faixa da esquerda, reservada apenas às ultrapassagens. Também não se deve estacionar a menos de 15 metros das esquinas e deixar de dar preferência ao pedestre em todas as ocasiões.

Por isso, apesar das vantagens, fique atento, para não haver problemas no futuro – até mesmo após a viagem.

Agora que você já sabe como escolher um hotel em Cancun, é hora de planejar sua viagem e conhecer as belezas naturais deste paraíso caribenho.

Enquanto você projeta cada detalhe, leia os outros textos do blog e liste o que pretende conhecer e visitar em Cancun e arredores. Também acompanhe as novidades ao visitar o site e ler conteúdo novo, postado regularmente.

Comente em caso de dúvidas ou para relatar experiências sobre hotéis e aluguel de carros em Cancun, caso já tenha passado férias no local. Ao compartilhar, você também ajuda outros viajantes.

Até a próxima!

Outros conteúdos que recomendamos