Pesquisar
Close this search box.

14 dicas de viagem para Cancun: planeje seu passeio perfeito

Compartilhe esta postagem

Muitos são os motivos para Cancun ser um destino turístico de tanto sucesso. Sua versatilidade garante diversão e lazer para diversos públicos, seja em família ou com amigos, viajar para Cancun irá proporcionar uma experiência memorável para todos.

Mas, como em qualquer rota de sucesso, é preciso estar atento às pequenas armadilhas que esse paraíso pode causar ao seu bolso.

A melhor estratégia para garantir uma viagem perfeita é o planejamento e, para isso, defina o principal objetivo de sua viagem. Seja descanso, cultura, esportes de aventura ou compras, Cancun vai te proporcionar uma vivência ainda mais incrível se você souber se programar.

A seguir, você encontra dicas para aproveitar tudo nesse paraíso mexicano.

14 dicas de passeio para Cancun: como planejar sua viagem perfeita

Conheça as 14 melhores dicas de viagem para Cancun, que separamos para você planejar sua viagem dos sonhos.

1 – Como chegar e se locomover

Quer mais liberdade em sua viagem? Alugue um carro!

Existem muitas alternativas para chegar à Cancun, os voos saem das principais metrópoles brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Campinas e Manaus.

As escalas possuem normalmente uma parada, que podem ser em Bogotá, Cidade do México, Cidade do Panamá ou Estados Unidos. Atenção, se você não possui visto americano, escolha uma das alternativas que não passe pelos ianques, ou ficará preso no aeroporto!

Chegando à Cancun tenha certeza que será bombardeado por infinitas possibilidades de locomoção para chegar até seu hotel. Táxis, vans e até ônibus são alternativas, mas se você procura autoomia e economia, o melhor é alugar um carro.

As estradas de Cancun são ótimas e fáceis de trafegar, assim você também garante mais controle do seu tempo e, consequentemente, melhor aproveitamento da sua viagem.

#2- Documentação necessária

Fique atento aos documentos que deve ter em mãos.

Para entrar em Cancuné necessário passaporte válido. Os vistos, como mencionado anteriormente, só serão necessários se seu voo fizer conexão com os Estados Unidos.Contudo, se sua escala tiver parada no Panamá ou México, esse tipo de documentação não é requerida.

3- Moeda utilizada

Você sabia que em Cancun não há somente uma moeda em circulação?

Em toda Cancun, a moeda corrente será o dólar americano, mas é interessante ter alguns pesos mexicanosno bolso, principalmente se o plano é fugir um pouco do circuito hoteleiro e desbravar mais da cultura mexicana conhecendo os arredores, como Tulum, IslaCozumel e Playa del Carmen.

Tenha ciência de levar uma boa quantia em espécie quando for conhecer essas regiões do entorno, já que muitas delas não trabalham com cartões de crédito devido a dificuldade do sinal de telefonia e internet.

Uma outraboa dica é ter em mãos uma tabelinha de conversão atualizada com a época da viagementre pesos, reais e dólares a fim de otimizar seus gastos e valorizar o dinheiro investido na viagem.

#4- Onde ficar

Para todos os gostos e bolsos, Cancun é versátil e dinâmicano quesito hospedagem.

Cancun é muito conhecida pelos seus resorts e hotéis 5 estrelas com a proposta All Inclusive, mas o que pouca gente sabe é que existem alternativas de qualidade exímia, para quem deseja economizar na hospedagem, como o caso dos hostels.

O lugar que você se decidir por ficar deve estar alinhado com o tipo de viagem que planejou para você e seus companheiros.

Se os anseios são sombra e água fresca, vale a pena pagar mais caro para ter todo o conforto inimaginável a seu dispor. Por exemplo, há o Resort Hyatt Ziva, o 5 estrelasqueridinho dos turistas, nele você terá a seu dispor mordomo na praia e todo o lazer e entretenimento dentro do seus próprio hotel.

Para quem não curte tudo incluso, uma ótima alternativa é o Grand Fiesta Americana Coral Beach Cancun, que não perde em qualidade, já que sua localização é excelente, bem “pé na areia”, além de piscinas e restaurantes maravilhosos.

O Hostel Mundo Maya possui ar condicionado e terraço, além de estar localizado próximo ao centro histórico de Cancun.

Para aqueles que fogem do agito uma boa saída é ficar nas regiões do entorno de Cancun, como Tulum ouCozumel. Um exemplo é o La Zebra Tulum, com uma pegada moderninha este hotel está pertinho dos principais restaurantes e comércio local.

#5- Onde fazer compras

De grandes marcas a artesanato local, você encontra de tudo em Cancun.

A versatilidade demarca o comércio de Cancun, seja para gostos refinados ou para quem é apaixonado pela cultura local, a cidade oferece uma ótima experiência de compras para todos.

O La Isla Shopping Village é um belíssimo shopping a céu aberto com um dossel encantador e guarnecido de lojas de grifes, além de museu e entretenimento. A galeria Luxury Avenue é ideal para quem procura grandes marcas em um só lugar.

Para os que valorizam a cultura local, nada como o Mercado 28 para adquirir artigos de artesanato e conhecer mais a fundo os mexicanos.

#6- Onde comer

Fuja do óbvio e prove também a culinária típica local.

Quando estamos em um país diferente do nosso, as aventuras gastronômicas são uma das experiências mais valorosas que podemos obter, por isso seguem algumas sugestões bem diferentes para comer em Cancun.

No restaurante Le Basillic, que fica dentro do hotel, Grand Fiesta Americana Coral Beach Cancun, você terá contato com o melhor da culinária mediterrânea e francesa.

Aqueles que preferem algo mais apimentado, nada como degustar da culinária mexicana no Señor Frog’s, que também chama atenção pelas performances que acontecem ao vivo no restaurante.

Parada indispensável,o Hard Rock Cafe é ideal para provar os tradicionais hambúrgueres americanos embalados no clássico rock n’roll.

Uma dica de viagem indispensável quando estiver em Cancun é provar a culinária típica local, para isso,o já citadoMercado 28é ideal.

#7- Praias

Águas cristalinas e areia branquinhas, um verdadeiro deleite.

As praias são obviamente o atrativo primordial para quem busca Cancun como destino de férias. Seu mar de águas cristalinas em tons turquesaé ainda mais beloque nas fotografias.

Na zona hoteleira oferecem a comodidade e o requinte de quem procura conforto e atendimento atencioso, mas quem decidir explorar a região não irá se arrepender ao encontrar cantinhos bem particulares e livres do aglomerado de turistas.

Playadel Carmen e Cozumel são localidades próximas e paradas indispensáveis para quem quer conhecer paisagens inesquecíveis e embarcar em aventuras como mergulho com cilindro ou snorkel.

#8- Bares e baladas

Se você procura agito vai adorar a vida noturna de Cancun.

A vida noturna de Cancun também faz jus a sua fama, pois há entretenimento para os mais diversos estilos,com as opções indo de bares à baladas, sempre recheadas de autenticidade e glamour.

ACoco Bongo, talvez a mais famosa de Cancun, é uma mistura de balada, casa de shows e apresentação circense. Quem optar pela entrada VIP conseguirá aproveitar ainda mais, devido à melhor localização para assistir as apresentações e um bem servido open bar. As atrações se entremeiam entre performances no estilo Cirquedu Soleil, shows de artistas famosos e DJs que tocam de tudo.

Mandala é outra balada renomada, mescla apresentações artísticas com performances DJs de música eletrônica e latina.

Os já citados SeñorFrog’s e Hard Rock Cafe são alternativas de bares bem interessantes, sendo o primeiro deles uma ótima pedida para quem busca diversão sem limites, com direito a subida no palco e desafios com tequila e o segundo, com uma pegada mais tranquila, mas não por isso menos divertida.

#9- Pontos turísticos

Conhecer mais sobre a cultura e história local também são parte indispensável desta viagem.

Para quem acredita que uma viagem só é perfeita se ela mesclar diversão e cultura, então temos uma ótima dica de viagem! Não deixe de incluir em sua rota, ChichénItzá, uma cidadezinha arqueológica Maia, bem próxima à Cancun.

É nesta região que está localizado o Templo de Kukulcán, monumento pertencente à civilização Maia, também conhecido como El Castillo, uma espécie de pirâmide, que na realidade trata-se de uma construção milimetricamente planejada, sendo somente um exemplo de tudo o que pertencia a essa civilização, também riquíssima em conhecimento matemático, astronômico e de escrita.

#10- Parques

Diversão para toda a família nos parques de Cancun.

Se você procura dicas de viagem para Cancun em família, não deixe de visitar ao menos um dos parques de Cancun e região.

Dos mais aclamados estão o XCarete oXel-Há. O primeiro deles possui uma proposta bem ecológica, com espaço para mergulho em rios subterrâneos, contato com fauna e flora local e muitas atividades culturais. É um grande clube de águas naturais, imperdível para conhecer um pouco mais das belezas naturais que os arredores de Cancun têm a oferecer.

A segunda sugestão, Xel-Há, não fica atrás em qualidade e beleza. Neste parque não há rios subterrâneos, mas um cenote coberto, que é uma espécie de caverna que atrai e encanta os turistas. A grande vantagem deste parque está na inclusão de todas as atividades no preço do ingresso, inclusive as refeições e bebidas.

Ainda há o Xplor, ideal para aventureiros de plantão, com atividades como tirolesa e mergulhos.

#11-(Mais) Passeios

Um museu submerso é o que te espera em Cancun.

São muitas as atrações para quem busca momentos inesquecíveis nesta viagem. Como já falamos um pouco anteriormente, os esportes de aventura como mergulho dos mais diversos tipos estão entre os preferidos entre os turistas de Cancun.

Um passeio imperdível é conhecer o Musa, museu submarino que teve como ideia a conscientização da preservação ambiental de Cancun e região, dando certo descanso para os arrecifes naturais que acabam sendo muito explorados pelo turismo.

São mais de 470 esculturas que foram submersas e acabaram virando morada para cardumes e recifes de coral.

Para os que não arriscam ir tão fundo, há várias opções de mergulhos com snorkel. A visita neste caso acontece em águas claras, calmas e rasas, onde é possível entrar em contato com recifes de coral multicoloridos e tartarugas marinhas. Este passeio pode ser desfrutado na Riviera Maya eCozumel.

Ainda há possibilidade de mergulho com tubarões-baleia e navegar em uma moto submarina.

#12- Melhor época para ir

Atente-se ao calendário e aproveite tudo o que Cancun tem para lhe oferecer.

O período entre junho até novembro é conhecido pela temporada de furacões, embora seja improvável que um desses passe por Cancun justamente quando você foi viajar. De qualquer forma, é interessante evitá-los principalmente por conta das intensas chuvas que ocorrem nesses meses.

A alta temporada começa em dezembro e se alarga até abril, época em que também ocorre o Spring Break, na qual Cancun se vê tomada pelos americanos. É bom planejar, para evitar preços mais altos e aglomerações deste período.

No entanto, é defevereiro a maio, ou seja, dentro da alta temporada, que foram eleitos os melhores meses para visitar Cancun e seus arredores.

#13- Como economizar no paraíso

Aprenda a poupar, mesmo estando de férias!

Ainda que a temporada de férias seja um momento para relaxar, é importante saber aproveitar o melhor que seu destino sem gastar além do necessário.

As dicas para poupar em uma viagem à Cancun são, na realidade, válidas para qualquer roteiro. Primeiramente pesquise, desbrave sem medo os sites especializados em viagens, mas também leia muitos blogs de quem já curtiu e aprovou o destino que você planeja conhecer.

Os suvenires são indispensáveis? Então procure comprá-los em lugares não tão “turísticos”, uma dica perfeita para aplicar em Cancun é fazer essas comprinhas em lojas de conveniência e supermercados, os produtos serão os mesmos e você pagará muito menos por eles.

#14-Fuja do All Inclusive

Sua viagem dos sonhos está mais possível de acontecer do que você imagina.

Deixamos essa dica por último, exatamente para você perceber conosco como o All Inclusive não vale a pena.

Para entender melhor, o All Inclusive é uma prática muito comum oferecida pelos hotéis a fim de que seus turistas fechem pacotes completos de seus serviços. No entanto, como podemos perceber, é bem provável que você não fique apenas no hotel durante todo o período de sua estadia, aliás, nem é aconselhado, afinal, são muitos passeios e lugares interessantes para conhecer e seria um grande desperdício ficar apenas em um só local.

Há também a possibilidade, ainda que remota, de que você não goste dos serviços, ou mesmo do restaurante de sua hospedagem, imagine ter que ficar a mercê de algo que não te agradou durante todos os dias de sua estada?

A dica final de viagem para Cancun é saber aproveitar ao máximo tudo o que esse paraíso tem a lhe oferecer.

Gostou do nosso conteúdo? Com essa bagagem de conhecimento adquirida, agora só falta mesmo arrumar as malas, certo? Então, continue seguindo nossas publicações e boa viagem!

Outros conteúdos que recomendamos