Sua viagem a Cancún não estará completa sem esse passeio por dentro dos mares. Afinal, imagine a sensação de nadar e mergulhar junto com um tubarão-baleia?
Embora possua este nome, esse animal é o maior representante dos peixes cartilaginosos de que temos ciência. Não é, portanto, um mamífero. É um vivíparo lecitotrófico, ou seja, o desenvolvimento do embrião ocorre dentro do corpo da mãe, mas a nutrição ocorre pela bolsa vitelínica.
Seu tamanho chega a até 20 metros e ele pode pesar até 12 toneladas. Apesar do tamanho, não é um grande caçador, se alimenta de plâncton, que é um composto de pequenos crustáceos.
Alguns pequenos peixes e moluscos podem ser variações do seu cardápio. Por não possuir dentes, se alimenta através de sucção e filtração.
Nadando com um tubarão-baleia em Cancún
Se você quer estar entre esses incríveis seres, a temporada em que eles surgem para se alimentar em Cancún é de 15 de maio a 15 de setembro.
As agências que coordenam o passeio geralmente oferecem serviço completo, você sai cedinho e antes de embarcar toma um café da manhã leve.
Se possuir experiência, poderá alugar roupa especial para mergulho, com direito a macacão, pés de pato e máscara.
Para os que não estão habituados a nadar, existe a opção de observá-los flutuando, com o uso de colete salva-vidas e um snorkel.
Em alto-mar, os barcos saem em busca dos tubarões-baleia. Assim que um deles encontra-os, avisa os demais para que todos possam usufruir da experiência.
Existem registros de grupos de até 40 tubarões-baleia, então a aparição é praticamente garantida. Na época que estão em Cancún, geralmente ficam entre as ilhas Holbox e Contoy.
No geral, são permitidos três mergulhos, então, não deixe de em pelo menos um aproveitar a sensação mágica de estar entre esses gigantes, e na outra registre-a para guardar para a posteridade.
Os grupos descem ao mar sempre com a supervisão de um instrutor. É permitido tirar fotos e nadar junto deles, mas tocá-los não é tolerado.
Cada descida dura em média dez minutos. O custo médio deste passeio gira em torno de 190 dólares por pessoa, com todos os serviços mencionados anteriormente inclusos.
A sensação de estar entre os tubarões-baleia é tão indescritível que apenas vivendo para entender.
Infelizmente, sua espécie entrou para a lista de animais vulneráveis da União Internacional para Conservação da Natureza. Estar entre eles, portanto, é sentir o quanto cada ser vivo é importante para que nosso ecossistema siga harmonioso e completo.
Curioso por mais essa aventura para viver em Cancún? Encontre tubarões-baleia e outras espécies nos passeios guiados. Conheça outras opções como essa navegando em nosso site!