Banhada pelo maravilhoso mar caribenho, Riviera Maya fica localizada no estado mexicano de Quintana Roo. É uma região turística que se estende ao longo de mais de 120 quilômetros da costa nordeste da Península de Yucatán, desde Puerto Morelos, ao Norte, até Punta Allen, ao Sul.
Com um clima continental, essa zona semitropical tem, como média, temperaturas de 26 °C até 35 °C durante o verão. Vale ficar atento e programar a sua viagem para esse período. Lembrando que a estação chuvosa compreende o período entre setembro e outubro, e o alerta de furacões é de junho a novembro.
Onde ficar em Riviera Maya
Ao chegar nesta região paradisíaca e culturalmente rica, é possível encontrar estadias para os mais diversos gostos, desde um luxuoso resort até uma cabana mais rústica. Todas rodeadas por natureza selvagem e mar azul.
Se a intenção da viagem é desfrutar de muito luxo e conforto, não faltam opções. Alguns dos hotéis mais requintados da região são:
Royal Hideaway Playacar
Conta com 200 habitações no estilo colonial mexicano. Membro do The Leading Hotels of the World, o local possui seis restaurantes gourmet, seis piscinas, SPA e academia. Além disso, também oferece passeios e atividades aquáticas.
Paradisus Playa Del Carmen La Esmeralda
A apenas 45 minutos do Aeroporto de Cancun, fica próximo a tesouros da arqueologia, como Chichén Itzá, Ruínas de Tulum e Ruínas de Cobá, além de manguezais protegidos. No local, é possível desfrutar de uma deliciosa cozinha internacional, disponível em 14 restaurantes e 16 bares.
The Royal Playa Del Carmen
Apenas para adultos, o resort oferece um serviço de mordomos de praia. Fica a poucos minutos da famosa Quinta Avenida de Playa Del Carmen.
Hospedagens intimistas
Caso a opção seja por uma hospedagem mais discreta, existem pequenos hotéis, como o Casa Tucan, Los Itzaes, Piedra Escondida e Luna Blue Hotel, que contam com características mais aconchegantes e intimistas.
Encontros com a natureza e a cultura de Riviera Maya
Uma viagem para Riviera Maya pode ser a realização de um lindo sonho aventureiro ou de uma maravilhosa experiência em família. Além das belíssimas praias – como Tulum e seu sítio arqueológico, e Playa del
Carmen e sua noite animada – o lugar possui muitas riquezas para conhecer e desfrutar.
Parques Xel-Há e Xcaret
Os parques Xel-Há e Xcaret oferecem atividades pagas espetaculares, como mergulho, trilhas e restaurantes. Tudo no mais puro contato com a natureza.
Além disso, você tem a chance de assistir a um show teatral folclórico, de contemplar viveiros de animais, como borboletas e leões-marinhos, e tanque com golfinhos. Tudo, sempre, com uma ótima estrutura e organização.
Mergulhos e tartarugas
Se você busca momentos de paz, basta visitar Akumal, umas das praias mais paradisíacas de Riviera Maya, que fica há cerca de 100 quilômetros da zona hoteleira de Cancun.
Akumal significa “lugar das tartarugas” ou “terra das tartarugas” e, fazendo valer o nome, ao mergulhar em suas águas, é possível nadar com esses animais.
Conhecer a Ilha de Cozumel também deve entrar na lista. Vale a pena tirar um dia de viagem para relaxar nas águas mornas da Playa Bonita, fotografar e passear pelas lojinhas e bares.
Ruínas de Chichén Itzá
Um passeio diferenciado, que também precisa de um dia inteiro para ser feito, são as ruínas de Chichén Itzá, com suas estruturas repletas de hieróglifos. As ruínas estão, inclusive, entre as sete maravilhas do mundo.
Situada no município de Tinum, Chichén Itzá foi construída pelos maias. Atualmente, as ruínas são consideradas propriedades federais e são administradas pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México.
Ali também está um dos símbolos mais representativos da cultura maia: a pirâmide de Kukulcán, que representa os conhecimentos antigos sobre matemática e astronomia. A construção é um calendário anual, todo feito de pedra, que marca solstícios e equinócios.
Reserva biológica de Sian Ka’an
A reserva biológica de Sian Ka’an é reconhecida oficialmente pela UNESCO como Patrimônio da humanidade. O local apresenta uma biodiversidade das mais raras do mundo. Com o significado de “onde nasce o céu”, Sian Ka’an conta com uma magnífica reserva da biosfera marinha e terrestre.
Em meio a esse já grandioso quadro natural, também estão os cenotes. Essas estruturas são como rios subterrâneos que drenam a água pluvial e a levam para o mar. São esconderijos em meios às rochas, que brilham com incríveis águas límpidas.
Aberto à visitação turística, o Cenotes dos Ojos, em Tulum, é o maior sistema de rios subterrâneos mexicano.
Nem só de natureza é feita a viagem. Hora das compras!
Além de momentos relaxantes diante da exuberância da natureza, riquezas culturais e programas mais aventureiros, Riviera Maya também é um local para boas compras.
O comércio de Riviera Maya é bem atrativo, vai desde shoppings com lojas e restaurantes de renome a pequenas barracas e estabelecimentos que comercializam produtos e artesanatos locais. Existem opções para todos os gostos e limites de gastos.
Entre os shoppings, destaque para o La Isla. Convidativo, o local apresenta uma estrutura cheia de vida e com várias atividades para as crianças.
Já galerias de arte, mercado de pulgas, lojas de departamentos e feiras livres podem ser encontrados em locais como a Quinta Avenida, na Playa Del Carmen, e também em Tulum.
Como mostramos acima, em Riviera Maya não existem somente praias. A região é uma miscelânea de cultura e diversão, luxo e simplicidade, turismo e localidade. Uma garantia de entretenimento e aprendizado para qualquer tipo de turista.
Se você ficou encantado com esse lugar, acompanhe os nossos outros textos e saiba mais sobre Cancun e esse paraíso chamado Riviera Maya.