Pesquisar
Close this search box.

Tulum: o que fazer nesse paraíso mexicano?

Compartilhe esta postagem

Um lugar onde é possível curtir uma boa praia ao mesmo tempo que se vê ruínas que registram a história local. Assim é Tulum, uma localidade que você não pode deixar de conhecer ao ir a Cancún.

Com uma distância de 137 quilômetros da Zona Hoteleira de Cancún e a 65 quilômetros da Playa del Carmen, Tulum é um dos lugares mais bonitos da Riviera Maya. Muitos turistas fazem um bate-volta entre Tulum e Cancún, voltando à região central da cidade no dia seguinte.

Você confere, a partir de agora, um verdadeiro guia de passeio com as principais atrações, sítios arqueológicos e parques presentes nesta área privilegiada de Cancún.

Praias

Tulum possui ruínas maias em seu litoral que formam uma paisagem linda e singular em Cancún.

O mar tem um tom azulado, tornando o local ainda mais incrível. Como era a única grande cidade litorânea da antiga civilização maia, sua atmosfera totalmente diferente e encantadora.

A faixa litorânea normalmente visitada pelos turistas possui cerca de 10 quilômetros. Um dos trechos, próximo às ruínas, é o mais movimentado. Alguns pontos têm acesso restrito, mas boa parte da região é pública.

As praias próximas às ruínas são as mais populares de Tulum.

A Playa Santa Fe é a que fica mais próxima das ruínas. A mais popular é a Paraíso e, quando o Hotel Mezzanine é alcançado, já no fim da faixa, há um trecho de pedras. É a escolha perfeita para quem gosta de um lugar reservado, pois a maior parte dos visitantes se concentra até a Playa Paraíso.

As pedras são comuns ao longo das praias, compondo ainda mais o visual paradisíaco.

Essa faixa litorânea tem alguns obstáculos, não sendo contínua. Muitas pedras ficam no caminho. Alguns locais podem também ter algas, dependendo da época do ano. Em alguns momentos, elas chegam a ocupar a areia e pontos rasos do mar e nestes casos, é impossível se banhar até mesmo por causa do mau cheiro.

Ruínas

Visitar o sítio arqueológico é uma experiência fascinante. Por isso, Tulum é tão especial. O acesso à entrada do local se dá após uma caminhada de um quilômetro a partir do estacionamento.

O sítio arqueológico é um passeio imperdível.

Uma outra opção de passeio é um trenzinho, que parece muito com os modelos encontrados em parques de diversão. O pagamento é feito antes da viagem e é necessário usar uma pulseira de identificação para ter acesso ao transporte na volta.

O trenzinho é uma alternativa à caminhada de um quilômetro até o sítio arqueológico.

No mesmo local onde se paga para seguir no trenzinho, também é possível contar com serviço de guia turístico oficial, que orienta e dá mais explicações sobre cada atração no sítio.

A zona arqueológica fica aberta das 8:00h às 17:00h e a entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento. Desta forma, é importante chegar cedo para aproveitar tudo o que o local oferece.

As ruínas são protegidas por cordas, evitando que os turistas tenham acesso direto à elas. Como Tulum é geralmente um local com altas temperaturas, é importante usar protetor solar durante os passeios.

Restaurantes

A gastronomia local é bem variada e não se restringe apenas à comida mexicana. Logo, agrada à turistas de todos os perfis e de diversas nacionalidades.

Os restaurantes servem uma culinária variada.

Na Posada Margherita, por exemplo, você encontra comida italiana. A Casa Banana, restaurante argentino, serve as tradicionais carnes. O Gitano é um lugar especializado na culinária mexicana. Frutos do mar também são facilmente encontrados, sem contar os pontos onde se pode ouvir uma boa música e dançar.

Cenotes

Os cenotes são cavernas com rios subterrâneos nos quais se pode mergulhar e praticar snorkel. O mais famoso é o Gran Cenote, que fica aberto até às 18:00h.

Os cenotes proporcionam contato com a fauna e uma maravilhosa paisagem.

As cavernas têm orifícios pelos quais há a entrada de luz solar, formando uma vista magnífica. A água é cristalina e é possível ver peixes coloridos e tartarugas.

Hospedagem

Sobre os hotéis e pousadas, a parte mais movimentada é o Pueblo, que possui energia elétrica e é mais urbanizada de Tulum.

Essa zona litorânea, inclusive, é chamada de hoteleira, apesar em nada lembrar os outros cartões postais de Cancún.

Fica a 5 quilômetros da praia e é a área onde os locais de hospedagem estão mais em conta, chegando a custar até 70{5d24dc1826aa1c59d19ead2f21c0c5eb19c1c8d0428c267867219bbaaa0d4fcc} mais barato em comparação com os hotéis, pousadas e albergues na praia.

Os hotéis, pousadas e hostels em Tulum são rústicos, mas confortáveis.

Os locais de hospedagem são normalmente pequenos, mesmo com o crescimento do número de turistas nos últimos anos. A maioria das hospedarias é rústica, porém, oferecem todo o conforto aos seus hóspedes.

Para quem deseja se hospedar na praia, é bom saber que não há energia elétrica. Para suprir a falta desse recurso, são utilizados geradores e energia solar.

Os preços de uma diária nos hóteis e resorts de Tulum variam de R$ 50 a R$ 2 mil.

Como aproveitar o melhor de Tulum

Não são só as praias e ruínas que fazem a cabeça dos turistas. Os parques aquáticos, como o Xel-Há, estão entre as melhores atrações para curtir com a família e os amigos.

Um passeio de bike permite conhecer toda a região.

Como lugar pacato, um simples passeio de bike é um programa incrível devido às belezas naturais. Tulum possui ciclovias e uma disposição geográfica que permite pedalar por quilômetros com muita segurança.

Um outro local que vale a pena ver visitado é a Reserva de Sian Ka’an, uma área de preservação ambiental com lagoas, praias desertas e variada fauna, onde você poderá ver golfinhos, tartarugas e muitos outros animais.

A Reserva de Sian Ka’an vale uma visita.

Gostou das opções turísticas e de conhecer um pouco mais sobre Tulum?

Para saber mais sobre o local, baixe nosso Guia Especializado de Cancún gratuitamente e leia outros artigos no blog. Até a próxima!

Outros conteúdos que recomendamos