Localizada na Península de Yucatán, no México, Cancún é considerada uma região paradisíaca. A cidade é banhada pelo mar do Caribe, e conta com atrações que vão desde ilhas selvagens (como a famosa Cozumel), passando pelas mais incríveis boates caribenhas até sítios arqueológicos, considerados sagrados.
Para conhecer essa maravilha, dê uma olhada neste Roteiro de Cancún para 5 dias e planeje sua viagem.
Para o sucesso da viagem, você precisará:
- Escolher os pontos turísticos que deseja visitar, como praias, parques, trilhas, museus ou sítios arqueológicos. Tudo isso detalhadamente, para que não haja perda de tempo e dinheiro;
- Estudar como é o clima da região durante o ano, a cultura local, o nível de violência do lugar (para que saber onde ir e o que evitar);
- Dar uma analisada no custo de vida da região e, assim, planejar bem o orçamento para saber quanto poderá gastar e em quais eventos;
- Definir se fará uma excursão ou viajará sozinho;
- Determinar o tempo total da viagem e de visita a cada ponto;
- Procurar saber sobre as peculiaridades do local para que possa se preparar e fazer a viagem dos seus sonhos sem grandes surpresas.
Outro cuidado que geralmente é negligenciado é com o famigerado seguro viagem, que, para muitos, trata-se de um enorme desperdício, por acreditarem que jamais precisarão utilizá-lo, e que seria uma verdadeira estupidez pagar por algo que não irá ser usado.
No entanto, a opinião de boa parte dos que já estão acostumados com esse tipo de aventura,você deve ter essa segurança, porque, além de evitar problemas durante o passeio, em alguns países ele é exigido no setor de imigração, e quem não possui simplesmente terá que ver seu sonho ir por água abaixo.
Veja aqui o melhor roteiro de Cancún para 5 dias com dicas fáceis e práticas para quem quer conhecer esse paraíso.
Dia 1
O recomendado para o primeiro dia em solo estrangeiro é, sem dúvida, o descanso. Logo, o ideal é o reconhecimento dos arredores do hotel onde você está hospedado que, no caso de Cancún, pode ser considerado um evento à parte.
São praias privativas, bares, restaurantes, praças, monumentos, entre outras atrações que servirão como bons aperitivos para futuras incursões.
À tarde, uma boa pedida é conhecer o famoso Dolphinaris Cancún. Uma espécie de aquário, localizado dentro de um hotel, cuja principal atração é a interação com os golfinhos, que podem ser vistos bem de perto.
Por um valor que não ultrapassa os US$ 110 dólares, o visitante poderá mergulhar com os bichinhos (com direito a ser impulsionado por eles dentro da piscina), participar de pequenas sessões de adestramento, conhecer o funcionamento dos bastidores, além de fazer parte da equipe que integra o “Treinamento de um Dia”, onde conhecerá as técnicas dos adestradores e detalhes sobre os espécimes.
Já à noite, a dica é jantar em um dos mais simples e bem recomendados restaurantes de Cancún, o The Surfin Burrito.
Popular, entre outros motivos, pelo fato de servir, para muitos, o melhor burrito de toda a região, por um preço extremamente acessível e em quantidades enormes.
O ambiente é simples e rústico, e conta com música ao vivo. É o local ideal para quem prefere fugir do requinte (e dos preços) das grandes casas, sem deixar de apreciar o melhor da comida mexicana.
É uma espécie de self-service, onde o cliente poderá montar pratos imensos, a um baixo custo, e se servir de saborosos drinks (pina colada, mojitos, margueritas, coronas) e comidas vegetarianas com um toque local. O bom atendimento, a limpeza e a organização também são pontos positivos dessa pedida.
O The Surfin Burrito fica aberto 24h, e ainda oferece a vantagem ficar no centro de Cancún, a poucos minutos da praia de Chac Mool e do Coco Bongo, bem na zona hoteleira da cidade, com fácil acesso pela Avenida Kukulcán.
Dia 2
Já para o segundo dia, quando já não se quer nem mais ouvir falar em descanso, recomenda-se a Playa Langosta, considerada “parada obrigatória” para todos que vão até a Isla Mujeres.
Essa praia é bastante famosa por ser uma das mais calmas e sossegadas da região, e, por isso mesmo, excelente dica para o seu roteiro de Cancún em 5 dias, já que não terá muito tempo para conhecer tudo o que a cidade oferece.
Ainda para completar as suas qualidades, é uma das poucas não privativas dos hotéis — que praticamente monopolizam a diversão na cidade —,apenas com o desconforto de não oferecer, na maior parte da sua extensão, uma estrutura adequada, sendo necessário levar mantimentos e demais provisões para o passeio.
A tarde, a dica é para você conhecer a singela Parroquia de Cristo Resucitado, uma igreja rústica, ampla, bastante arejada, que envolve os visitantes em um clima de paz, harmonia e espiritualidade, e certamente encantará você.
Sua arquitetura é considerada bastante singular, já que, apesar de moderna, guarda traços que lembram o passado da região. As missas são realizadas em inglês e espanhol (o seu grande destaque). Entre várias imagens e esculturas dessa igreja encantadora estão a do Cristo Ressuscitado e uma tridimensional de Nossa Senhora de Guadalupe.
Para completar o dia, experimente uma vista ao Museo Maya de Cancún, uma verdadeira viagem na história do México — especialmente dos Maias, Incas e Astecas —, com direito a exposições, áudios, vídeos, mapas, além de poder contemplar ruínas pré-históricas originais, que datam de vários séculos, com achados dos subterrâneos de Tulum e Cobá, e outros sítios arqueológicos da região.
O Museu fica na Zona hoteleira de Cancún, a apenas alguns minutos da Playa Delfines e do Shopping La Isla, uma das mais valorizadas regiões da cidade.
Dia 3
O terceiro dia do roteiro de Cancún feito em 5 dias irá começar muito bem com um passeio pelo La Isla Shopping Village, um shopping a céu aberto, bastante original, nos arredores de uma marina de onde partem vários passeios para ilhas adjacentes.
O La Isla é considerado um dos shoppings com o maior custo-benefício de Cancún, com preços que podem ser comparados aos que são praticados no Brasil.
Porém com a vantagem de oferecer atrações interessantes, como passeios de jet-ski, diversões aquáticas, espaço para crianças, além de restaurantes, bangalôs de frente para a marina, bares, lojas de souvenirs, marcas renomadas, cafés (com destaque para o famoso Starbucks), tudo isso a pouca distância do centro agitado da cidade.
À tarde, a pedida é conhecer as misteriosas ruínas de Chichén-Itzá, onde as mais preservadas datam de pelo menos 1400 anos, tornando o local um lugar sagrado e o preferido para cultos e oferendas aos antepassados Maias.
Com quase 13 mil visitas diárias, Chichén-Itzá é considerada uma das maravilhas do mundo moderno, Patrimônio Mundial da Unesco, e, por isso mesmo, faz parte do roteiro obrigatório de Cancún em uma viagem de 5 dias.
Lá, é possível admirar imponentes esculturas de pedra, pirâmides e obeliscos. Isso sem contar que você pode visitar o Templo de Kukulcán (o “Deus do Trovão”, para os Maias), o Templo dos Guerreiros, o Templo dos Jaguares, entre outros.
Para concluir esse “roteiro arqueológico”, a dica é visitar também os mistérios da El Rey Ruins ou Zona Arqueológica El Rey, uma viagem a um passado onde a civilização Maia reinava absoluta.
A apenas alguns minutos da Playa Delfines, na zona hoteleira de Cancún, a Zona Arqueológica pode ser admirada em um tour, de aproximadamente, 50 minutos. É um mergulho na ancestralidade mexicana em meio a uma natureza exuberante onde o visitante poderá encontrar as mais diferentes espécies de iguanas e salamandras, entre outros animais semelhantes.
Dia 4
Agora talvez seja a hora de buscar aventuras mais radicais nesse roteiro de Cancún por 5 dias, e, já pela manhã, por que não conhecer a Torre Escênica? Uma estrutura com mais de 80m de altura, e que leva o turista para uma das melhores experiências da cidade.
No alto, a sua estrutura é giratória (360º), permitindo uma visão panorâmica de toda a região, com seus lagos, parques, trilhas, principais casas de shows, sítios arqueológicos; e tudo o mais que puder ser alcançado pela visão humana.
A dica, nesse caso, vai para aqueles que compraram um pacote para conhecer parques, como o Xel-Há, Xcaret, Chichén-Itzá, XPlor, pois todos receberão uma espécie de cortesia que dá direito a ir até a torre de graça e apreciar uma das mais encantadoras paisagens de Cancún.
Na parte da tarde, uma boa experiência é visitar o Interactive Aquarium, localizado dentro do shopping La Isla, que une tecnologia à natureza.
Trata-se de uma imensa estrutura repleta de golfinhos, estrelas-do-mar, enguias elétricas, tartarugas exóticas, leões marinhos, arraias, entre outras espécies que fazem a festa principalmente das crianças, mas também dos adultos, que podem mergulhar com os animais (inclusive serem impulsionados por eles), tocar nos bichos mais curiosos do planeta, e, para coroar o espetáculo, deliciar-se com o show dos golfinhos, que geralmente acontece a partir das 18h, e que é, para muitos, o ponto alto da visita.
Para a noite, o recomendado é largar tudo e mergulhar de cabeça naquela que é considerada a “melhor balada de Cancún”, o Coco Bongo, o ambiente perfeito para quem agora está psicologicamente preparado para uma das noites mais agitadas, originais e “loucas” do planeta.
Logo na entrada, um grupo de clowns recebe os visitantes com malabares e vários tipos de performances, que são só um aperitivo para o show de luzes, sons, efeitos e apresentações que ocorre na casa até às 2h da manhã, quando é hora da música eletrônica entrar em cena pelas mãos mágicas dos melhores DJs da atualidade.
Dia 5
Enfim, é hora de dar adeus a uma das maiores experiências que o turismo pode proporcionar a um indivíduo. Para terminar, nada melhor do que, logo ao amanhecer, visitar a tranquila Playa Delfins, uma das mais belas da região, devido às suas águas azul-turquesa, areias branquinhas e um clima leve e paradisíaco.
Para muitos, a melhor praia pública da região, e, por isso mesmo, não poderia ficar de fora de um roteiro de Cancún por 5 dias.
Com boa estrutura em alguns trechos, atrai os turistas pela sua beleza natural, limpeza, segurança, e, é claro, o famoso letreiro CANCÚN, que, de tão disputado, chega a formar imensas filas só para sessões de fotos.
Além disso, a região tem estacionamento grátis, um bom centro comercial a poucos metros do local, banheiros bem conservados e pouco movimento de vendedores ambulantes. O lugar é tão convidativo que chega a servir como palco para inúmeros casamentos durante o ano.
À tarde, uma experiência única pela cidade de Cancún, e como preparação para a última noite de agito, a dica é relaxar ao longo da Avenida Kukulcán (a principal da cidade), com acesso a todos os principais
pontos turísticos da região. Esse lugar é um convite para uma boa caminhada pelas margens de um lago de águas tranquilas ou um bom passeio de bike pelos quase 27 Km de ciclovias que contornam uma avenida arborizada, repleta de shoppings, academias a céu aberto, praças infantis, entre outros inúmeros atrativos.
E como le grand finale, a sua última noite pode ser reservada para o Mandala Cancun, uma das melhores casas de shows da cidade. Ela é famosa pelo seu curioso evento conhecido como Mardi Gras Party, onde um concurso com a participação de mulheres trajando camisetas molhadas leva os homens a um verdadeiro estado de êxtase.
Para completar, shows com o melhor da música eletrônica mundial, piscinas dentro do estabelecimento e os mais famosos drinks da cidade em um ambiente de total interatividade, onde o público torna-se parte essencial da festa.
E, então, o que achou do roteiro de Cancún por 5 dias? Deixe seu comentário sobre este artigo e continue acompanhando dicas bacanas para realizar a viagem dos seus sonhos.