Pesquisar
Close this search box.

Museu Submerso de Cancun (MUSA): as maravilhas de um museu único

Compartilhe esta postagem

Você pode já ter visitado diversos tipos de museu na sua vida, mas certamente nunca viu nada como o Museu Submerso de Cancun, o MUSA. Criado pensando na preservação ambiental e na mutação constante das obras de arte, o museu é uma atração imperdível.

Há mais de 500 esculturas de tirar o fôlego no Museu Submerso de Cancun.

O que é o Museu Submerso de Cancun (MUSA)?

O Museu Submerso de Cancun, também chamado de Museu Subaquático de Cancun, foi criado em 2009. Ele foi idealizado pelo artista Jason deCaires Taylor, um escultor inglês apaixonado pelo oceano. Jason decidiu unir seu talento como artista a uma causa nobre: a preservação da vida marinha, em especial a dos recifes de coral.

Qual o objetivo do MUSA?

É raro ver o meio ambiente interagindo com as peças dos museus, até porque em geral elas ficam muito protegidas, longe do público ou dentro de redomas de vidro. Foi pensando nisso que o Museu Submerso de Cancun foi criado.

O maior objetivo do MUSA é apresentar a interação dinâmica da natureza com as esculturas em exibição. Desde a escolha dos materiais, tudo é pensado para que as obras de arte se misturem perfeitamente à natureza, permitindo que corais cresçam em cima delas e que peixes e outros animais marinhos passeiem ao seu redor.

Corais cobrindo as obras do Museu Submerso de Cancun.
Os peixes e os corais convivem com as obras do Museu Submerso de Cancun.

Essa interação permite que as obras se modifiquem com o passar do tempo e a ação dos elementos naturais. Assim, se você decidir fazer outra visita ao MUSA daqui a alguns anos, já encontrará as obras em um estado diferente do qual vocês as viu pela primeira vez.

Todas as esculturas são feitas com cimento de pH neutro, evitando assim a liberação de toxinas no oceano. Elas não são lisas, mas texturizadas, para que os corais possam se fixar nelas com facilidade. Assim, o MUSA atrai atenção para si e diminui o fluxo de turistas em recifes de corais da região que estão ameaçados de extinção.

A preservação da natureza é um dos objetivos do Museu Submerso de Cancun.

Como conhecer o Museu Submerso de Cancun?

Há várias opções para quem quer conhecer o Museu Submerso de Cancun. Sua escolha vai depender da sua experiência prévia com mergulho e da região do museu que você quer explorar.

Mergulho com snorkel

O mergulho com snorkel é ideal para iniciantes, por não exigir experiência prévia com mergulho, e mais indicado para ver as obras de PuntaNizuc, na região hoteleira de Cancun. Lá as esculturas ficam quatro metros abaixo do nível do mar e, em dias de sol, a visibilidade é perfeita. O mergulho com snorkel é a opção mais barata para conhecer o Museu Submerso.

Explorar o Museu Submerso de Cancun apenas com snorkel é uma possibilidade.

Mergulho com cilindro

Para ir um pouco mais fundo, é provável que você precise mergulhar com cilindro. Não há problema se você nunca teve esta experiência: a fornecedora dos cilindros oferece um breve treinamento antes de mergulhar. O mergulho com cilindro é mais indicado para ver as esculturas na região de IslaMujeres, onde elas ficam oito metros abaixo do nível do mar.

Mergulhando com cilindro no Museu Submerso de Cancun.

Visita no barco com fundo de vidro

Não há problema se você ou um de seus companheiros de viagem não sabe nadar: também é possível apreciar as esculturas e sair seco da experiência! Basta garantir um lugar em um barco com janelas e fundo de vidro e aproveitar a vista única.

É possível acessar o Museu Submerso de Cancun também com um barco com fundo de vidro.

Como se divide o museu?

Há mais de 500 esculturas no Museu Submerso de Cancun. Elas podem ser encontradas em duas regiões: em Cancun e em IslaMujeres. Assim, o MUSA é dividido em dois “salões”, como um museu convencional.

Escultura recém-instalada no Museu Submarino de Cancun.

Próximo à zona hoteleira de Cancun fica o salão de PuntaNizuc, onde não é permitido o mergulho com cilindro. O visitante pode ver as esculturas a partir de um barco com fundo de vidro ou através do mergulho com snorkel.

Em IslaMujeres fica o salãoManchones. Ao contrário do outro salão, neste apenas o mergulho com cilindro é recomendado, pois as esculturas estão muito abaixo do nível do mar. Só com o cilindro é possível observar os detalhes destas obras e também interagir com a vida marinha.

Em ambos os salões notamos que a maioria das esculturas representa formas humanas. Há esculturas de pessoas agrupadas e também sozinhas. No salão de PuntaNizuc as esculturas humanas dominam, e já estão cobertas de corais.

Escultura no salão em PuntaNizuc.
Escultura humana no Museu Submerso de Cancun.
Esta escultura humana é presa na rocha e tem “asas” de material natural.

Em IslaMujeres, no salão Manchones, há também esculturas de casas, carros e até de bombas. O carro modelo Fusca que se localiza em Manchones é um habitat completo, abrigando em seu interior um viveiro de crustáceos.

Escultura de casa no salão Manchones.
O Fusca do Museu Submerso de Cancun é também um habitat de crustáceos.

Para chegar até qualquer um dos salões, em geral, é necessário fazer um tour de barco. A equipe dará as explicações sobre o ecossistema de Cancun, como preservá-lo, a origem do museu e como mergulhar com segurança e aproveitar o passeio.

Cerca de 750 mil pessoas visitam o Museu Submerso de Cancun todos os anos. Seja você também um dees turistas que viverão uma experiência única e inesquecível. Entre em contato conosco para mais informações sobre as visitas ao MUSA. Se você já conhece o museu, deixe seu comentário contando como foi a sua experiência.

Outros conteúdos que recomendamos