Pesquisar
Close this search box.

Cozumel: o verdadeiro paraíso para os mergulhadores

Compartilhe esta postagem

Um lugar onde é possível tomar um banho de mar, se bronzear, apreciar uma bela paisagem e ainda fazer compras. Sem contar a possibilidade de mergulhar. Cozumel é um local magnífico e que deve estar em seu roteiro de viagem para Cancun.

San Miguel de Cozumel fica a apenas 60 quilômetros da zona hoteleira, na direção sul. Tem a segunda maior barreira de corais do mundo e praias com águas quentes e em tonalidade clara.

A ilha recebe muitos turistas durante todo o ano, tanto quanto Cancun e locais próximos. Porém há uma diferença: Cozumel tem um ambiente mais parecido com cidade de interior, com ruas mais estreitas e lojas, restaurantes e hotéis de menor porte.

Isso não significa, no entanto, que não haja um ambiente hospitaleiro e cheio de conforto para quem chega ao local. O mergulho em Cozumel é muito conhecido e muitas pessoas visitam a ilha especialmente para essa prática.

Saiba mais sobre isso a partir de agora.

Por que Cozumel é um paraíso para os mergulhadores?

Mergulhar em Cozumel é um programa cheio de descobertas e bastante enriquecedor.

O mar da ilha tem uma visibilidade incrível, que chega a alcançar 30 metros. Logo, não é preciso alcançar uma grande profundidade para se ter uma vista maravilhosa, sendo também uma experiência inesquecível para iniciantes.

Atualmente, o mergulho em Cozumel é considerado um dos melhores do mundo. Com mais de 40 centros de apoio, não faltam locais onde você possa encontrar guias para auxiliar na prática do esporte.

Mesmo sendo um local muito procurado, não há congestionamentos no mar, pois os pontos onde você pode mergulhar são vários. Em época de Ano Novo e Semana Santa, eles costumam ficar mais cheios, mas todos conseguem viver essa experiência.

São tantos pontos de mergulho que a aglomeração de pessoas é muito rara.

O norte de Cozumel tem uma forte correnteza e é mais indicado para mergulhadores com mais prática. Por isso, é menos frequentado e, entre os meses de dezembro a fevereiro, é possível ver arraias-águia.

O lado sul, por sua vez, tem uma correnteza mais moderada, sendo mais apropriado para quem mergulha em Cozumel pela primeira vez ou tem pouca prática. Nessa região, é possível visitar cavernas submarinas, corais de todas as cores e tipos, além de tartarugas e muitos peixes, muitos deles com mais de um metro de comprimento.

A vida marinha em Cozumel é uma das atrações para os mergulhadores.

A vida marítima em Cozumel é muito diversificada e mergulhar na ilha também significa ter acesso a todas essas espécies.

Veja agora onde você pode mergulhar em Cozumel. São locais para todos os tipos de mergulhadores – iniciantes, intermediários e avançados – e que possuem uma riquíssima fauna, à qual você pode ter acesso já ao entrar na água.

Os principais pontos de mergulho em Cozumel

Existem pontos perfeitos para mergulhadores iniciantes, intermediários e avançados. É só escolher e se aventurar.

Como já mencionado no tópico anterior, não faltam pontos de mergulho em Cozumel. No entanto, alguns são considerados os mais famosos, tanto pela dificuldade ou facilidade para mergulhadores quanto pela vida marítima ou outras peculiaridades.

Conheça os principais deles a partir de agora e já escolha um que esteja mais relacionado com o seu nível de prática em mergulho, assim como atrações que você deseja conhecer.

Chankanaab

Perfeito para quem é iniciante, tem correntes de nível moderado e mar com profundidade que vai de 10 a 12 metros.

Mesmo sendo um ponto fácil de mergulho, atrai também pessoas com bastante experiência no esporte em função da vida marinha, com muitas espécies que ficam aparentes e escondidas.

Você pode encontrar formações de coral, assim como garoupas, arraias e peixes frade. Mais escondidos, dentro de buracos ou cavernas, é possível ver caranguejos, polvos e moreias, além de linguados que ficam camuflados na areia.

E não é apenas o mergulho que atrai inúmeros turistas dos mais diferentes locais do mundo. O banho de mar também vale muito a pena.

Yucab

Mais profundo do que Chankanaab (de 15 a 18 metros), o mergulho em Yucab pode ser considerado para mergulhadores de nível intermediário. As correntes marítimas são mais fortes, porisso é indicado ter uma certa experiência.

Uma parte deste ponto de mergulho em Cozumel é chamada ‘turtlegrass” (grama de tartaruga), em função da enorme quantidade de animais dessa espécie que habitam o local.

Você também pode encontrar corais, assim como lagostas.

Parede São Francisco

Também de nível intermediário, alguns pontos têm profundidade de 13 metros, enquanto outros chegam a 40. Aos 18 metros, você conhece a parede que dá nome ao local, coberta de corais coloridos e esponjas.

Também conta com uma grande variedade de peixes, que estarão presentes em todos os momentos de seu mergulho nesse ponto em Cozumel.

Paraíso

Com profundidade de 9 a 12 metros, é também indicado para iniciantes. É o primeiro arrecife do Parque Nacional Arrecifes de Cozumel. Muitas pessoas realizam mergulhos noturnos, podendo conhecer espécies de polvos e lagostas.

Suas formações de coral chegam a alcançar 6 metros de altura. Há uma infinidade de espécies de peixes, como arraias, garoupas e barracudas.

Um aspecto que deve ser prioridade para qualquer mergulhador, mesmo que tenha anos de prática, é a segurança. E não se trata apenas de ir a um ponto que esteja de acordo com seu nível de conhecimento como mergulhador. É também escolher os melhores profissionais e equipamentos para este momento.

Saiba no próximo tópico o que você deve fazer para que suas memórias em Cozumel sejam as mais positivas e agradáveis.

Por que você deve tomar cuidado em Cozumel?

Escolher bem quem vai acompanhá-lo nessa jornada é o primeiro passo para ter uma experiência positiva.

A partir do momento em que os turistas chegam em Cozumel, várias empresas, em quiosques, oferecem acompanhamento para mergulho, bem como aluguel de acessórios.

Mesmo sendo uma experiência única e com dezenas de pontos de mergulho, Cozumelexige cuidados especiais. Só assim, você consegue extrair o máximo do que o lugar tem a oferecer e ter uma viagem da qual você vai se lembrar para o resto da vida.

Nos últimos anos, muito tem se falado de mergulhadores que desapareceram após mergulhar ou morreram asfixiados depois de aspirar monóxido de carbono do próprio equipamento.

Para chegar a ter essa visão, é necessário uma série de cuidados muito especiais.

Por isso, não se deve ter cuidado apenas com o local onde será feito o mergulho em Cancun e se ele está adequado à sua experiência dentro da água. É importante também saber quem vai auxiliá-lo nessa jornada.

Pessoas e empresas certificadas são as mais indicadas para que você tenha segurança nesse momento. Uma experiência como essa, para ser inesquecível, começa por isso.

Por exemplo, receber um alerta de que a corrente está muito forte não é apenas uma precaução. É algo que pode salvar uma vida.

E não para por aí. Alguns equipamentos alugados podem não ser os mais adequados para determinadas situações. Se você enfrenta uma corrente forte e está com nadadeiras de pala pequena, a situação pode piorar e o pânico ficar ainda maior.

Por isso, tudo deve fazer parte do seu planejamento de viagem, desde os pontos onde você mergulhará em Cozumel até o local onde você vai alugar o equipamento. Sem deixar de dar uma atenção especial, é claro, para instrutores especializados e que sabem o que fazer em situações de perigo.

Um aspecto que também merece uma atenção redobrada é o preço. Faça uma pesquisa bem apurada. Embora haja variações, existe uma média e, se uma determinada empresa tem valores muito abaixo dese valor, redobre o cuidado e pense bem antes de fechar negócio.

É fundamental também saber como é o processo e ter o máximo de informações possível de forma antecipada. Peça para que cada etapa seja detalhada e também para ver os equipamentos e a embarcação que leva os turistas até o ponto de mergulho. Veja se a empresa tem fotos para que você as aprecie e, se não tiver imagens disponíveis, desconfie.

Pesquisar também a situação da empresa, como endereço e outras formalidades, ajuda a localizá-la em caso de qualquer eventualidade, pois se trata de um mergulho em Cozumel.

E não se esqueça de levar a sua própria câmera para registrar os momentos. Fique atento se a empresa não permitir fotografar o mergulho. Evidentemente, é necessário ter um equipamento apropriado, que suporte a profundidade que você vai alcançar.

Mergulhar em Cozumel é algo inexplicável e um programa que qualquer turista que vai a Cancun precisa fazer. O fundo do mar reserva inúmeras surpresas para quem tem a chance de visitá-lo. Independentemente de ser com cilindro ou snorkel, iniciante, intermediário ou avançado, a experiência é única.

Por isso, para saber mais sobre mergulhos em Cancún e outras atividades que você pode fazer nesse paraíso mexicano, leia mais artigos exclusivos e comece já a planejar sua próxima viagem de férias.

Lembrando que sempre há conteúdo novo, com todas as novidades que o local oferece. Por isso, não deixe de visitar o site.

Se você já mergulhou em Cozumel alguma vez ou tem alguma dúvida em relação a qualquer assunto deste texto, comente. Seu contato é importante e ajuda outros turistas que também desejam conhecer tudo o que Cancún oferece.

Outros conteúdos que recomendamos