Publicado em

Cenotes em Cancún: tudo sobre o Gran Cenote

Cenotes em Cancún: tudo sobre o Gran Cenote

Cenotes em Cancún são cenários encantadores e adorados pelos turistas.

Sumário:

O que são os Cenotes em Cancun?
Gran Cenote: cenário de perder o fôlego
Como chegar ao Gran Cenote em Cancun?
Como aproveitar ao máximo sua passagem pelo Gran Cenote?

Viajar sempre é algo recompensador, especialmente, se o local escolhido for um cenário tão deslumbrante quantos os Cenotes em Cancún. A simples oportunidade de conhecer a ilha caribenha deve ser aproveitada, sem sombra de dúvida.

Mas o espetáculo se torna ainda mais impressionante ao colocar o Gran Cenote no seu roteiro de viagem.

Gran Cenote é uma das paisagens mais incríveis da ilha caribenha.

O que são os Cenotes em Cancún?

O povo maia acredita que os cenotes em Cancún se originaram com a queda de meteoros.

Basicamente, o cenote se trata de uma abertura na terra e origem natural, formada por águas cristalinas e extremamente azuis de uma rede de rios subterrâneos de água doce que abrange toda a região de Yucatán, no sul do país.

Além disso, esses buracos possuem estalactites formadas ao longo dos séculos pela ação do meio ambiente. O termo cenote é do vocabulário maia e quer dizer “poço sagrado”.

Geralmente, os Cenotes em Cancún que não oferecem nenhum risco a integridade das pessoas contam com um ingresso de entrada, bastante acessível, e estrutura para lanches, piqueniques e banheiros.
Nestes ambientes, você tem a oportunidade de admirar a grandiosidade da paisagem, mergulhar, nadar, andar de caiaque e até mesmo passar por aventuras aquáticas ao explorar as cavernas subaquáticas, desde que conte com equipamentos apropriados e suporte de profissionais da região.

Gran Cenote: cenário de perder o fôlego

Gran Canote fica a cerca de 140 km da Zona Hoteleira de Cancún.

De acordo com a lenda do povo maia, os cenotes em Cancún são uma espécie de portal de contato com os deuses e são lugares muito sagrados, que teriam se formado a partir da queda de meteoros há milhões de anos.Apesar de a teoria maia nunca ter sido cientificamente comprovada, o Gran Cenote pode ser verdadeiramente considerado como um lugar digno dos deuses. Localizado a 13 km de Tulun, é um local deslumbrante e um passeio sensacional para todas as idades.

Como chegar ao Gran Cenote em Cancún?

Você pode alugar um carro ou optar por contratar um pacote turístico para chegar ao local.

Em função de sua beleza, o Gran Cenote é um dos lugares mais visitados da Península de Yucatán, sendo que você pode aproveitar para fazer dois passeios incríveis no mesmo dia, devido à proximidade.

Vá ao sítio arqueológico de Tulun e, posteriormente, visite as maravilhas do Gran Cenote. São apenas 13 km de distância e menos de meia-hora de carro em uma estrada de qualidade e extremamente bem sinalizada.

Aberto a visitação todos os dias entre as 10 h e 17 h, você necessita pagar a entrada, mas é um investimento que vale muito a pena! Além disso, o lugar está a cerca de 140 km da Zona Hoteleira de Cancún.

A rodovia se chama Tulum-Cobá e conta com inúmeras placas de sinalização para indicar o caminho. Você pode optar por alugar um carro, recorrer a uma viagem de táxi, alugar uma bicicleta ou mesmo a uma excursão através da compra de um serviço turístico, algo bastante comum na região.

Como aproveitar ao máximo sua passagem pelo Gran Cenote?

Cenotes em Cancún: experiência única para todas as idades.

Cenotes em Cancún: experiência única para todas as idades.
Na península de Yucatán existem em torno de sete mil dessas espécies de grutas ou cavernas com lindíssimos poços de águas cristalinas. Muitos estão abertos a visitação pública, mas o Gran Cenote exige o pagamento de 50 pesos por pessoa para permitir a entrada. Nada que não seja recompensado pela sua grandiosidade.

Basicamente, este é um dos cenotes em Cancún mais indicados para a prática do mergulho e até mesmo para dar algumas braçadas com bastante facilidade e visibilidade pelas aberturas e a entrada da luz solar. Se não bastasse, o lugar ainda conta com uma esplêndida piscina ao ar livre rodeada por um deque.

Mergulho

Mergulhar em um dos cenotes em Cancún é algo fantástico.

Como citado anteriormente, este cenote torna a experiência muito mais simples e prática, sem a exigência de equipamento de mergulho. Caso você já tenha mergulhado com cilindro e tenha facilidade nesta ação, o seu passeio se torna ainda mais assombroso, devido ao encanto da paisagem.

A dica é aproveitar essa chance, sendo que você pode alugar os equipamentos no local, só que procure sempre estar acompanhado de um guia bastante experiente, confiável e que conheça profundamente a região. Isso é essencial para evitar qualquer risco de se perder nos sensacionais, mas diversos, túneis subterrâneos.

Snorkel

Gran Cenote permite observação apenas com snorkel.

De maneira geral, a entrada da luz do sol permite que você possa se aventurar na água do Gran Cenote apenas com a ajuda de um snorkel para observar a fauna marinha, especialmente em um trecho que faz a ligação entre as duas entradas do cenote.

Nadar

Quem quiser apenas nadar ou curtir a água consegue aproveitar muito o Gran Cenote.

O Gran Cenote conta com duas enormes cavidades e acaba oportunizando a entrada da luz natural nas suas cavernas de intensa beleza e com acesso bastante simples e rápido. A partir da entrada nestas grutas, você pode observar praticamente sem mergulhar uma grande variedade de peixes, tartarugas e uma vegetação bastante rica.Só que o espetáculo fica por conta da água límpida e extremamente convidativa para um mergulho. Contudo, vá preparado porque a água tende a ser relativamente gelada! Portanto, procure sempre se movimentar dentro da água para espalhar o frio e aproveitar ao máximo essa sensação única.

Barzinho

De fato, o Grande Cenote é um dos locais com estrutura de melhor qualidade. Você paga o seu ingresso de entrada, aluga equipamentos de segurança ou para mergulho, caso esta seja a sua intenção, e ainda pode locar um armário para deixar os seus pertences com mais tranquilidade.

Além disso, existe um barzinho no local para fazer lanches, recuperar a energia, se refrescar e aproveitar toda a beleza natural incomparável à sua volta com calma e conforto.

Fotografar

Um dos diferenciais deste cenote é a sua abertura, com a possibilidade da entrada da luz do sol que ilumina as suas maravilhosas cavernas e concede ainda mais visibilidade aos peixes, à vegetação e à piscina natural.

Reserve, ao menos, uma hora para fotografar tudo ao seu entorno antes de resolver cair na água e levar recordações maravilhosas da sua passagem incrível por um dos mais espetaculares cenotes em Cancún.

A dica é tirar, ao menos, 60 minutos para fotografar a maravilha natural ao seu redor.
Você está programando a viagem para as suas próximas férias? Então, conta para a gente se alguma destas dicas serviu para reservar um tempinho da sua estadia para conhecer as atrações de Cenotes em Cancún!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *