Pesquisar
Close this search box.

Xoximilco: tudo sobre essa festa genuinamente mexicana

Compartilhe esta postagem

Xoximilco é um distrito mexicano situado na parte central da Cidade do México. Abrange uma área de 122 km² caracterizada pela preservação de sua origem pré-hispânica, arquitetura e arte colonial e reconhecida pela sua produção de flores, plantas ornamentais e produtos hortícolas.

Os canais de Xoximilco ganham cores com suas traineiras turísticas!

A área possui 200 km de canais repletos de pequenas ilhas flutuantes, as chinampas, locais onde suas flores são produzidas. A região é tão especial que a UNESCO a declarou Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade em 1987.

Por esses canais passam as trajineiras, cerca de 4 mil barcos coloridos que fizeram de lá um belo ponto turístico. Por entre as chinampas existem outras embarcações que vendem artesanatos, comidas e até mesmo apresentações com Mariachis.

A beleza dos canais.

Juntando todos esses componentes, mais a animação do povo mexicano, não é difícil imaginar uma festa que encanta cada vez mais turistas.

As celebrações nos canais de Xoximilco

Nas trajineiras são realizados animados passeios, com uma média de duração de até três horas. Os turistas são guiados por barqueiros animados que disputam a atenção durante todo o percurso.

Há a possibilidade de pagar um tour all inclusive, com muita comida típica, música ao vivo e diversão garantida regada a tequila liberada! Os preços costumam ser cobrados por embarcação e não por pessoa. Existem barcos que cabem dez a 25 turistas a bordo.

Mesmo antes do embarque, a agitação já se inicia com lounges, traineiras para fotos, barraquinhas de degustação e outras atividades.

O poder das cores nas embarcações.

As traineiras são muito coloridas e com nomes divertidos para combinar com a festa. Com certeza, um passeio inesquecível que celebra toda a tradição e beleza mexicana em Xoximilco!

Comida típica.

Festas tradicionais

Xoximilco é um lindo lugar de aparência bucólica, mas que possui muito a celebrar!

Linda vista do passeio pelos canais.

Desde 1955, é comemorado, entre os meses de março e abril, como um gesto de gratidão por suas tradições e raízes, La Flor Mas Bella del Ejido.

Durante o festival, são coroados, por jurados, 3 vencedores. São avaliados os quesitos de indumentária, mensagem repassada ao público e performance no palco e diante das questões realizadas pelo júri.

Flores de cempasuchil que fazem parte da ornamentação das festas.

Tem a Feira do Doce Cristalizado, que ocorre na aldeia de Santa Cruz Acalpixa dede 1982. Busca promover e divulgar iguarias como chilacayote, nopal e calabaza, dentre outros doces artesanais, com a preservação do sabor e da tradição.

A feira da Neve, que ocorre desde 1980 e promove uma sobremesa de cunho religioso, feita ainda com técnicas coloniais e 100{5d24dc1826aa1c59d19ead2f21c0c5eb19c1c8d0428c267867219bbaaa0d4fcc} natural.

E o famoso Dias dos Mortos, de origem antiga e popular. Uma festa cercada de flores, crânios e tapetes de serragem coloridos, danças pré-hispânicas e muito perfume de velas e incensos, para homenagear e receber a visita de seus mortos.

Crânios e cores…
…na celebração do Dia dos Mortos.

Para quem gosta de cores e alegria, Xoximilco é o lugar certo para visitar, aproveitar um belo passeio de traineira e celebrar com um povo que joga sua tradição para conceitos atuais de diversão.
Ficou curioso sobre essa festa multicolorida? Tem uma experiência para nos contar pelos canais que transcorrem as chinampas? Nos acompanhe e curta conosco essas maravilhas.

Outros conteúdos que recomendamos