Pesquisar
Close this search box.

Xel-Há ou Xcaret: qual a melhor escolha de Cancun?

Compartilhe esta postagem

Cancun é um daqueles lugares que dispõe de uma enormidade de atrações turísticas para serem aproveitadas. Além das maravilhosas praias, o lugar também oferece ilhas, parques, sítios arqueológicos e diversas opções para o ecoturismo.

Dentre elas podemos destacar atividades esportivas como saltar de tirolesa, mergulhar com snorkel, nadar com golfinhos e tartarugas, praticar caiaque e rapel em cenotes e tantas outras opções que somente esse paraíso pode oferecer.

E os locais que mais se destacam na oferta de atrativos voltados para os turistas que buscam Cancun para suas férias são, sem dúvida alguma, os parques Xel-Há e Xcaret. Ambos são completos e estão entre os mais visitados da região.

A escolha entre um deles vai depender das características de cada um em relação à preferência do cliente. Isso se não der para encaixar os dois em seu roteiro de viagem, claro.

O que fazer em Xel-Há?

Trajeto com boia e tirolesa está entre as atrações do parque Xel-Há.

O Xel-Há é um dos mais impressionantes parques aquáticos do mundo, sendo um verdadeiro aquário natural. Ele foi construído aproveitando o encontro de um rio com o mar, em torno de uma baía cheia de recifes e regiões repletas de peixes. Assim, o parque é perfeito para a prática de snokeling em meio às suas formações rochosas milenares.

Por lá, encontramos riachos, lagoas e cavernas alimentadas por águas subterrâneas, formando um pacote ideal para atividades radicais dos adultos. Enquanto isso, as crianças aproveitam um espaço com tobogãs e piscinas.

Se você gosta também de pedalar, o parque dispõe ainda de uma pequena trilha para praticar o esporte. Se você preferir relaxar ou tirar um cochilo no fim do dia, então seu lugar deve ser um redário montado justamente para esse propósito.

Outras atividades disponíveis no Xel-Há são o trajeto sobre boias que começa em um mangue, as trepachangas (tirolesas que terminam na água), nadar com golfinhos, entre outras.

Além de ser uma atração que conta com serviço all inclusive, garantindo comida (incluindo café da manhã, almoço e jantar), bebidas, toalhas, guarda-volumes e snorkel para o mergulho no pacote.

Vale salientar que as atividades como o zip-bike e nadar com golfinhos são pagas a parte. Serviço de aluguel de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência está disponível, também sob um custo extra. Mas se você for ao parque de carro alugado, terá estacionamento gratuito.

Fica localizado 110km ao sul de Cancun, 9km a norte do sítio arqueológico de Tulum e a 40km do sítio arqueológico de Cobá. Caso não tenha alugado um carro, há passeios saindo dos hotéis diariamente.

O Xel-Há Park está aberto todos os dias da semana a partir das 8h30, encerrando as atividades às 18h, de acordo com informações em seu website. É necessário estar atento às variações de horários para baixa e alta temporadas. Reserve um dia inteiro para aproveitar ao máximo as principais atrações do lugar.

Quais os atrativos de Xcaret?

O Xcaret é um parque arqueológico de visita obrigatória em Cancun.

O Xcaret é um dos parques arqueológicos mais conhecidos no mundo. O local oferece mais de 50 atividades a serem exploradas. O parque destaca-se por suas ruínas, fauna e flora nativas e muita água azul turquesa em forma de rios subterrâneos, enseada e praias. O museu vivo de orquídeas, bromélias e cogumelos é um espetáculo à parte.

Com relação à fauna, é possível avistarmos no parque onças, tartarugas-marinhas, peixes-boi, flamingos, macacos e outras espécies de animais. Além de termos a disposição um pavilhão de borboletas, uma criação de aves tropicais exuberantes e um aquário de recifes e corais.

No Xcaret há rios subterrâneos para a prática do snorkel, o museu de arte mexicana, workshop de café e chocolate, apresentações culturais e folclóricas, entre outros atrativos. Aliás, essas apresentações culturais são um ponto alto dentre as opções de lazer existentes no complexo.

Durante a noite, por exemplo, ocorrem danças pré-hispânicas, equitação e uma apresentação incrível do Xcaret México Espetacular. São mais de 300 artistas no palco dançando e entoando canções típicas de diferentes regiões do México, além de uma revoada de araras.

Por dispor de uma extensa variedade de atrações e pelo fato de a alimentação ser paga à parte, o Xcaret é mais caro se compararmos ao Xel-Há. Restaurantes, áreas de estar, vestiários, chuveiros e banheiros são facilmente encontrados por todo o parque.

O local é muito grande, por isso o ideal é disponibilizar dois dias inteiros para conhecer todo o complexo. Assim, para quem pretende passar um dia apenas por lá, a dica é portar um mapa do local e não perder tempo em busca de atrações por conta própria.

Localizado a apenas 6km de Playa del Carmen, situa-se na Carretera Chetumal-Puerto Juárez, km 282. Está ainda 74km a sul do Aeroporto Internacional de Cancun e 57km a norte de Tulum. Caso não tenha alugado um carro, há passeios saindo dos hotéis diariamente.

O Xcaret Park está aberto todos os dias da semana a partir das 8h30, encerrando as atividades às 22h, de acordo com informações em seu website. É necessário estar atento às variações de horários para baixa e alta temporadas.

Qual a melhor escolha?

O Xel-Há é indicado àqueles que curtem mergulhar com os peixes.

A melhor escolha entre o Xel-Há e o Xcaret vai depender muito do perfil e das preferências de cada pessoa, casal ou família, além da localização no caso da necessidade de cumprir horários em relação a outros passeios e eventos.

O Xel-Há é mais barato que o Xcaret. A entrada oferece a oportunidade de realizar todas as refeições no local e ainda disponibiliza acessórios para mergulho gratuitamente. Ele também aparece como o preferido para quem gosta de mergulhar com snorkel e curtir uma tirolesa.

Já o Xcaret é mais completo e por isso mais caro. Mas o ingresso não inclui nem mesmo itens básicos para mergulho. Ele é excelente para quem também deseja conhecer a cultura de um país através de espetáculos e shows, sem deixar de lado as atividades aquáticas.

O Xel-Há não conta com rios subterrâneos, por exemplo. Além disso, o Xcaret é mais próximo da zona hoteleira.

Tendo tempo de sobra em Cancun, a dica é aproveitar ambos os parques, já que eles oferecem opções diferenciadas de lazer. Caso contrário, analise bem aquele que se encaixe mais em seu perfil, conforme dito anteriormente.

E os outros parques?

Cancun oferece inúmeros parques para o divertimento dos turistas. Além do Xel-Há e do Xcaret, destacam-se também:

  • Xplor:perfeito para explorar o mundo subterrâneo e para aventureiros mais radicais, sendo também classificado como um dos melhores parques de Cancun;
  • Xichen:voltado para tours arqueológicos;
  • Xenotes Oasis Maya:com destaque para a prática de rappel em cavernas dotadas de águas azul-turquesa;
  • Xoximilco: destaca-se pela oferta de um jantar/festa mexicana em uma pequena embarcação;
  • Xenses:com dispõe de mais de 15 atividades por água, terra e ar.

Tudo isso sem contar os sítios arqueológicos disponíveis para visitação, como o Chichén Itzá, entre outros.

O belíssimo parque Xplor.

Agora você já pode se decidir entre um passeio no Xel-Há ou no Xcaret. Aproveite, então, para contar para a gente qual seria sua escolha. Caso já tenha feito esses passeios, compartilhe aqui sua experiência. Deixe um comentário, contando quais os prós e contras de cada um desses parques.

Outros conteúdos que recomendamos