Pesquisar
Close this search box.

11 dicas indispensáveis para economizar em Cancun e fazer uma viagem barata

Compartilhe esta postagem

O Caribe é um dos destinos mais frequentes dos brasileiros e também é um dos maiores sonhos daqueles que gostam de viagens a locais quentes e paradisíacos. Cidade litorânea de um dos mares mais lindos do mundo – o Mar do Caribe – Cancun é uma cidade muito turística e por isso se torna um destino muito caro.

Com mar azul transparente e praias de areia branca, o cenário é cinematográfico. E, como se mar e areia belíssimos não fossem suficientes, há dezenas de outros atrativos como ruínas maias, cenotes e a vida noturna famosa e muito, muito agitada.

Por conta da grande variedade de entretenimento e da enorme movimentação de turistas, Cancun é um destino oneroso, o que pode impedir que esse destino seja rota daqueles que não pretendem gastar muito, porém sempre sonharam em conhecer tão maravilhoso local.

11 dicas indispensáveis para economizar em Cancun e fazer uma viagem barata

Passagem aérea

Um dos itens mais importantes e o mais caro da viagem é a passagem aérea.

Nos momentos anteriores à compra da passagem, é bastante importante fazer uma simulação de compra nos sites das companhias aéreas. Para isso, é válido dar preferência para datas de saídas às terças e quartas, pois são sempre mais econômicas.

Outra regra importante, mas que poucas pessoas conhecem, é limpar o cache do computador antes de realizar a busca. Por que isso? Porque os sites costumam armazenar informações de pesquisa por meio de cookies que eles instalam no computador. Assim, se você tiver várias simulações, as empresas mostram a você uma tarifa mais onerosa na simulação.

A passagem aérea é o item mais caro de uma viagem. Por isso, pesquise muito antes para economizar e aproveitar seu passeio em Cancun.

Também é bom evitar viajar na época da primavera norte-americana, que compreende o final de fevereiro até o final de abril. Além desses meses, não é bom reservar suas férias em Cancun para julho, dezembro e janeiro. Nessa época tudo lá é mais caro.

Por fim, outro método muito eficaz de economizar nas passagens aéreas para Cancun é acumulando milhas aéreas. Por isso, é importante organizar suas contas e pagá-las no cartão de crédito.

Moeda

A moeda oficial de Cancun, como em todo o México, é o peso mexicano. No entanto, o dólar americano é muito bem aceito em todos os lugares por onde você vai passar, com certeza.

O recomendado é levar sempre dólar e, se caso precisar, trocar por peso lá mesmo. Normalmente nas praias e nos passeios distantes de Cancun o peso é mais vantajoso. Na cidade é melhor utilizar dólar.

Independentemente disso, sempre leve com dólares, e troque por pesos quando for conveniente.

Em Cancun, ter dólares é sempre a melhor opção.

Seguro

Na hora de fazer o seguro viagem, é importante estar atento às taxas do cartão de crédito (IOF, cotação do dólar) e à cobertura oferecida pela companhia de seguro. Sempre antes de fechar com alguma empresa, faça a cotação em mais duas ou três delas para certificar-se da escolha que lhe traga melhor relação custo-benefício.

Antecipar-se e pesquisar várias companhias: a certeza da melhor escolha do seguro viagem.

Chegando a Cancun

Ao chegar, não tenha pressa de ir ao hotel e, assim, aceitar a primeira opção de traslado oferecida a você.

Normalmente os táxis são sempre mais caros. A decisão por sair do aeroporto e ir até o hotel de ônibus pode ser bem mais inteligente, econômica. Existem ônibus da ADO saindo do aeroporto até os terminais de Cancun e Playa.

Se o horário de chegada for tarde da noite ou de madrugada, talvez a opção por taxi seja a única saída. Nesses casos, o interessante é tentar dividir a corrida com outras pessoas.

O traslado feito de ônibus pode ser a melhor opção entre o aeroporto e o hotel.

Onde ficar

Depois da passagem aérea, a hospedagem é o item mais caro de uma viagem. Sendo assim, é interessante atentar para economizar nisso.

Em Cancun, é imprescindível dar prioridade para se hospedar no centro, pois os resorts e demais hotéis fora da região hoteleira são muito caros. Estando no centro, é possível facilmente pegar um ônibus até as praias públicas.

Hostel é outra boa alternativa para gastar pouco. Na verdade, é a melhor delas, a melhor forma de economizar ao se hospedar em Cancun. O bom dessa opção é que você vai conhecer pessoas de todas as partes do mundo.

Ainda, saiba que, se você quiser mesmo economizar, terá que dividir sua estadia entre Cancun e Playa. Esta última é mais em conta, alberga a maior parte das atrações turísticas e, por isso, fará você gastar menos com transporte.

Então, hospede-se em algum hostel no centro de Cancun para as atrações locais e, depois, mude-se para a Playa para o restante da viagem ou vice-versa.

Hospedar-se em hostel e no centro de Cancun pode ser a melhor maneira de economizar em sua viagem.

Café da manhã e lanches

Essa dica não é só para Cancun, mas para qualquer viagem: quando o hotel onde estiver hospedado oferecer café da manhã, aproveite tudo o que houver na mesa. Fartando-se na primeira refeição do dia, menos dinheiro será gasto em pequenos lanches ao longo das horas seguintes.

Se o local onde estiver alojado não oferecer o desjejum, então opte por comprar alguns itens em mercados locais, como o OXXO. Lá eles aceitam dólares e a cotação do dia está afixada na porta de entrada.

Para os lanchinhos ao longo do dia, os mercados também são as melhores opções, inclusive para abastecer-se de água.

Outra dica importante é evitar os hotéis all inclusive. Cancun possui grande diversidade de alternativas para se fazer refeições, sempre mais baratas do que almoços e jantares em hotéis.

Se você optou por ficar em um lugar que tenha cozinha, fazer visitas aos mercados e cozinhar suas próprias refeições fará você deixar de gastar vários dólares.

O mercado central de Cancun tem muitas opções vantajosas para comer, inclusive é um local onde os moradores locais frequentam para fazer as refeições.

Por fim, nunca deixe de visitar os supermercados para abastecer-se com pequenos lanches práticos para serem levados aos passeios.

Fazer compra de alimentos em mercados é uma boa solução para gastar menos dinheiro em Cancun.

Transporte

O transporte público da cidade funciona muito bem. Os ônibus o levam para onde você quiser, inclusive eles avisam onde deve descer. E melhor é que custa aproximadamente 10 pesos (R$2,50) a passagem.

Por isso, evite andar de taxi sempre que possível. E mais, saiba que os taxistas não usam taxímetro.

No entanto, se você tiver pouquíssimo tempo de passeio e quiser maior flexibilidade, alugar um carro pode ser uma alternativa importante, principalmente se você pretende visitar lugares distantes da cidade, como Tulum e Playa del Carmen.

Táxis são opções muito caras e muitos deles não usam taxímetro. Locomoção em Cancun é por transporte público.

Passeios

Como são muito procurados por turistas de todas as partes do mundo, os passeios de Cancun e arredores costumam ser caros. Assim, é válido pesquisar preços e comprar os passeios algumas semanas antes de viajar.

No local e na pressa de viver a atração, muitas vezes você acaba pagando bem mais caro.

A oportunidade de interação com os golfinhos é uma das mais incríveis atrações de Cancun, todavia uma das mais caras. Por isso, atente-se em pesquisar bastante antecipadamente e, se possível, adquirir o passeio antes da viagem.

Tulum, um dos destinos mais paradisíacos e culturais de Cancun. Para gastar menos, pesquise os valores desse passeio antecipadamente.

Presentes

Cuidado para não se empolgar demais e sair comprando um monte de lembrancinhas para todos os amigos e familiares. Durante a programação de seus gastos, faça uma lista das pessoas que realmente quer presentear e, estando lá, procure não gastar em itens mirabolantes. Pequenos souvenires já são suficientes.

E sempre negocie!

Quer presentear parentes e amigos com souvenires maias? Então planeje antes e compre apenas o necessário.

Compras

Da mesma forma você deve se comportar com as compras para você. Não se exceda, afinal, a viagem é para ser econômica. Diminua o ímpeto pelas compras e viva mais os belos momentos da viagem. Concentre-se nisso.

Agora, se precisar comprar algo, sempre negocie um preço melhor.

Controle seus gastos. A viagem é para ser econômica. Às vezes, vale mais a pena curtir as belezas naturais e históricas de Cancun do que se afundar em compras desnecessárias.

Bares e baladas

Se sua intenção for viver os agitos da noite e cair na madrugada, com certeza você opta certo ao escolher Cancun. No entanto, os valores das baladas são muito altos. Por isso, é válido analisar as prioridades da viagem antes de escolher um local para a diversão noturna.

As melhores casas noturnas se encontram na região hoteleira. A procura é alta e os preços também. Apenas a título de exemplo, para entrar no Cocobongo ou na Mandala, duas das mais famosas casas da cidade, os valores giram em torno de 55 e 90 dólares.

Para quem quer mesmo curtir o Cocobongo e não tem muitos dólares para gastar, existe uma forma: você paga 30 dólares e fica até às 23h no bar Congo, o qual é open bar. A partir desse horário, o pessoal da casa muda a sua pulseira para a entrada no Cocobongo.

É uma ótima dica para economizar dezenas de dólares e, mesmo assim, curtir a balada mais famosa de Cancun.

Agora, se você estiver na dúvida entre cair ou não nos agitos dessa divertida casa, é recomendado usar o bom senso e optar por conhecer, pois já está em Cancun, porque não ir?

As baladas em Cancun são muito caras. Porém a noite do Cocobongo é irresistível. O importante é ficar atento às dicas de como gastar menos na noite.

Gostou deste artigo? Quer economizar em Cancun e ainda fazer uma viagem inesquecível? Então curta, compartilhe com seus amigos e comece a planejar sua viagem!

Outros conteúdos que recomendamos