Publicado em

10 passeios inesquecíveis para curtir o verão em Cancun

Qual a melhor época para ir a Cancun?

O verão em Cancun é mais quente, mas as temperaturas são agradáveis o ano todo.

Quando se fala em férias, principalmente na época mais quente do ano, é fácil se lembrar do verão de Cancun. Afinal, são muitas praias e passeios que têm tudo a ver com a estação.

Para quem pretende visitar o local, é evidente que essa é a melhor época. Em julho, mês no qual é verão no México, a zona hoteleira está cheia de turistas de todos os lugares do mundo. A temperatura média é de 29 graus Celsius.

Como Cancun é quente o ano todo, os meses de dezembro a fevereiro, mesmo sendo inverno no local, são considerados de alta temporada. A temperatura é mais amena, mas ainda é alta – média de 24 graus Celsius. Para os brasileiros, é uma época favorável, em função das férias escolares, festas de fim de ano e recesso das empresas.

Os meses do spring break – março e abril – também são considerados excelentes para quem deseja ir a Cancun. Em muitos países, esse é um período de recesso e é bastante comum ver grupos de jovens norte-americanos que procuram muita diversão neste paraíso.

Como você pôde perceber, Cancun é receptiva para turistas o ano todo. Uma atenção especial, no entanto, deve ser dada ao período de furacões, do início de junho ao final de novembro, com ápice em setembro e outubro.

Isso não significa, entretanto, que haverá furacões. As chances são maiores de o fenômeno ocorrer durante esses meses. Nos últimos anos, isso não tem acontecido, deixando turistas e pessoas que lidam com o turismo no local bem mais aliviados.

Ainda nesse período de furacões, também nos meses de setembro e outubro, as chuvas são frequentes. Por isso, ela pode atrapalhar um pouco os planos dos viajantes. No entanto, quem viaja no verão também corre o risco de enfrentar dias chuvosos.

Você agora já sabe a melhor época para viajar. A seguir, conhecerá 10 sugestões de passeios incríveis para tornar o verão em Cancun muito mais rico e cheio de memórias incríveis.

10 passeios inesquecíveis para curtir o verão em Cancun

Falar em verão em Cancun é bem subjetivo, afinal, como você viu no tópico anterior, as temperaturas são quentes o ano todo. Conheça agora 10 passeios imperdíveis para essa época.

1. Cenote Ik Kil

O cenote possui dimensões impressionantes, fica a 2 horas da zona hoteleira e tem uma excelente infraestrutura.

Você que acompanha os textos do blog, sabe que os cenotes são muito comuns de serem encontrados no México – há milhares deles no país. Os poços naturais com água bem cristalina atraem muitos turistas, que se encantam com a beleza e a possibilidade de viver uma experiência única.

Alguns cenotes são fechados ao público em geral, mas esse não é o caso do Ik Kil, um dos mais famosos da região. Localizado próximo ao Chichen-Itzá, é perfeito para ser incluído em seu roteiro de viagem de verão para Cancun no mesmo dia de visitação do sítio arqueológico.

As dimensões do cenote são impressionantes. Está a 26 metros abaixo do nível do solo e tem 40 metros de profundidade e 60 metros de diâmetro.

O cenote fica a 200 quilômetros da zona hoteleira, totalizando 2 horas de viagem. A movimentação de turistas é bem mais tranquila no período da manhã e início da tarde. O local conta com uma boa infraestrutura, com lanchonete, restaurante, loja de souvenires e artesanato, além de um espaço para guardar mochilas e outros pertences.

2. Dolphinaris e Delphinus

Nadar com os golfinhos é a principal atração de ambos os parques. Você também pode acariciá-los.

Os parques são os mais tradicionais da região. Lá, além de um passeio incrível para fazer no verão de Cancun você ainda pode nadar com os golfinhos. Você pode fazer isso também no mar, mas, em razão das chuvas, os parques garantem que você pratique a atividade com maior segurança.

Em ambos os parques, é possível não só nadar com esses simpáticos animais, como também acaricia-los e aprender mais sobre eles.

O Dolphinaris fica em Tulum, bem próximo aos parques Wet n’ Wild e do Ventura Park Cancun. Você pode incluí-lo também no mesmo dia de visitação à Playa del Carmen, pois fica a apenas 15 minutos do local.

O Delphinus, por sua vez, fica próximo ao Parque dos Ojos, que abriga o cenote de mesmo nome.

3. Coco Bongo

O local conta com apresentações musicais e teatrais e é uma das principais atrações de Cancun.

A casa é perfeita para quem pretende aproveitar a agitação da vida noturna da zona hoteleira no verão em Cancun. É uma das mais famosas casas noturnas da região e é considerada por muitos a melhor.

As festas sempre começam após as 23 horas, com muita música, evidentemente, e também apresentações de artistas que, na maioria das vezes, fazem apresentações musicais. Sucesso das principais paradas do mundo são lembrados durante esses shows.

Mas as atrações não param por aí. O Coco Bongo também é conhecido por abrigar apresentações teatrais. Muitos atores interpretam atores e cantores famosos.

O público da casa é bem heterogêneo, com visitação de pessoas de todas as idades, não apenas jovens. A entrada custa cerca de 60 dólares, mas as bebidas são liberadas a noite toda.

4. Praias

A água azulada e cristalina é característica de muitas praias de Cancun e região.

Essas são as principais atrações do verão de Cancun. Se você optar por se hospedar na zona hoteleira, já terá uma opção em frente ao seu hotel. Mas você tem outras alternativas, tanto próximo a essa região como também em locais mais afastados, como Playa del Carmen.

No entanto, um aspecto comum entre todas as praias, independentemente da alternativa que você escolher, é a beleza. As águas são bem limpas e cristalinas e em tons de azul ou verde. A areia é clara, em muitas delas bem branca.

Você pode aproveitar, por exemplo, as praias Tortuga, Delfines, Las Perlas, Playa Linda, Chac Mool e tantas outras. Todas elas têm banheiro público e salva-vidas. Porém na grande maioria não são permitidos vendedores ambulantes, logo é importante levar algo para se alimentar.

Em algumas praias, nem sempre há guarda-sóis disponíveis, seja de forma gratuita ou para alugar.

5. Ventura Park

O Ventura Park é propício para praticar esportes radicais e nadar com golfinhos. É possível até andar de kart.

Esse é um parque de diversões no qual pessoas de todas as idades vivenciam momentos inesquecíveis no verão em Cancun. E não são só brinquedos como montanha-russa que fazem a cabeça dos visitantes. O Ventura Park é bem variado: é também um parque aquático e um local para a prática de esportes radicais.

Você pode praticar bungee-jump e tirolesa, nadar – inclusive com golfinhos –, apreciar os jogos eletrônicos mais modernos e também os clássicos, aqueles que marcaram a infância décadas atrás.

Para quem é fã de Star Wars, há um jogo de cinco fases inspirado nas batalhas mais importantes da série de filmes.

E, para quem gosta de velocidade, é possível andar de kart no Grandprix e ainda apreciar a bela paisagem litorânea local. Você pode apostar corrida em uma pista de 275 metros, caracterizada por curvas bem fechadas.

6. Museu Maia

Uma das peças expostas no museu, onde você pode conferir tudo sobre a civilização que habitou o México há alguns séculos.

Se você faz questão de visitar locais onde se pode apreciar e conhecer mais a história de um determinado local ou povo, o verão de Cancun também oferece opções nesse sentido. O Museu Maia fica na zona hoteleira e exibe muitas peças que contam a história da civilização maia, que ocupou o território mexicano no período anterior à colonização espanhola.

O museu fica a 10 metros do nível do solo e conta com um acervo de 3500 peças, mas apenas 10% delas estão em exposição. Joias, caveiras humanas, ferramentas e outros artefatos fazem parte dessa seleção à qual o público tem acesso.

Os itens são datados desde 350 a.C. até 1550 d.C. São três salas de exibição, fruto de cerca de 30 anos de pesquisas e trabalhos de arqueólogos na península de Yucatán.

O sítio arqueológico de San Miguelito foi inaugurado na mesma ocasião do museu e também vale a visita.

7. Isla Contoy

A ilha é desabitada e não tem água potável e energia elétrica. É um local totalmente preservado.

O verão de Cancun combina com locais cheios de turistas e outros visitantes, mas isso não é uma regra. A ilha é inabitada e você pode dedicar um dia de sua viagem para conhecê-la.

Durante a estação, as tartarugas depositam seus ovos. As visitas são supervisionadas por biólogos, que dão informações riquíssimas sobre a fauna e flora da área.

E não é só. Atividades muito populares na região de Cancun também estão presentes na ilha, como snorkel. Você ainda pode comer peixe fresco na praia ou simplesmente relaxar diante de um visual de uma beleza impressionante.

A Isla Contoy fica perto da Isla Mujeres e só é permitida a visitação de 200 pessoas por dia. O local não tem luz elétrica e água potável e sua paisagem não tem interferência humana. É realmente um programa imperdível para fazer no verão de Cancun.

8. Xel-Ha

O parque é bem completo e merece um dia inteiro de sua viagem. Possui atrações para pessoas de todas as idades.

O local conta com um aquário natural, onde é possível praticar mergulho. Também possui grutas e cenotes abertos à visitação e, além disso, pode-se conhecer ruínas maias e até mesmo andar de bicicleta.

Você pode reservar um dia de seu roteiro de viagem de verão em Cancun exclusivamente para conhecer o local, sem receio. Se vai com crianças, isso não é fator negativo, muito pelo contrário. As atividades do parque temático são perfeitas para toda a família.

Fica na Riviera Maia, a aproximadamente 120 quilômetros ao sul da zona hoteleira e a 13 de Tulum. É o maior aquário natural do mundo.

9. Museu submerso

A beleza das esculturas conta com a participação dos corais.

Imagine visitar um museu literalmente embaixo d’água. Além de ser uma experiência bastante original, é inesquecível. O local, o maior desse tipo em todo o planeta, tem 500 estátuas e, entre elas, muitos corais se abrigam.

A idealização do museu não foi apenas uma tentativa para atrair mais turistas. Foi também uma oportunidade de construir novamente a vida marinha local, bastante prejudicada pela ação do homem e de furacões.

Desde 2012, é possível fazer mergulhos no local, sob supervisão de operadoras turísticas.

As esculturas são feitas em cimento com pH neutro e interagem perfeitamente com o meio ambiente. É um local que não pode deixar de ser visitado.

10. Isla Mujeres

A ilha é muito popular e recebe muitos visitantes, oferecendo atrações para toda a família. A praia é apenas uma delas.

É um destino muito visitado por pessoas de todo o mundo que aproveitam o verão de Cancun. Seu acesso se dá através de um trajeto de 15 minutos em barco.

Suas praias são bem tranquilas e perfeitas para visitação de toda a família, principalmente crianças. A infraestrutura é muito boa, com lojas e restaurantes. Não é necessário se preocupar quanto a isso.

Como outros locais em Cancun, você consegue praticar mergulho e esportes aquáticos em geral. É possível ir de manhã ao local, passar o dia todo por lá e voltar apenas no final da tarde.

Você já sabe como aproveitar o verão de Cancun da melhor forma. Agora, é só começar a planejar a sua viagem e aproveitar tudo o que esse paraíso oferece.

Se você não sabe por onde começar, leia os outros textos do blog e tenha dicas especiais sobre cada etapa de sua viagem, desde o planejamento até o retorno. Para ficar por dentro de qualquer novidade, não deixe de visitar o site e conferir conteúdo novo e exclusivo.

Se surgir alguma dúvida, comente ou entre em contato de alguma forma. O verão em Cancun não pode ficar sem a sua presença, e esclarecer possíveis questionamentos é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *